top of page
Buscar
  • Foto do escritorConteúdo_EasyPro

É Necessário Investir em Equipamentos para Aumentar a Produtividade?

Atualizado: 4 de jun. de 2020



Se a indústria 4.0 foi idealizada para revolucionar a partir da redução de custos, da modernização tecnológica e de conceitos que visam aumentar a produtividade e gerar outros tipos de vantagens competitivas, é fundamental que a sua gestão entenda como isso tudo pode ser alcançado.


Uma das questões que mais envolvem os empresários do ramo é, justamente, a assertividade no investimento. Afinal de contas, as novas tecnologias vão tornar obsoletos os maquinários de sua indústria? Isso não gera mais prejuízos do que lucros?


Para que você entenda como isso tudo funciona e consiga, ainda, aumentar a produtividade por meio da padronização de processos e do alinhamento à indústria 4.0, preparamos este post!


Continue com a leitura, aprenda a lidar com a revolução imposta pelas atuais soluções do mercado!


Como alinhar o maquinário atual à indústria 4.0?


A primeira questão que muitos industriais temem é o abandono de seus equipamentos, frente as inovações tecnológicas que transformam tudo num ritmo muito acelerado. Só que isso nem sempre é real. A substituição de equipamentos é, em muitos casos, desnecessária. Os maquinários são, muitas vezes, facilmente adaptáveis à realidade de soluções digitais.


Algumas soluções presentes na indústria 4.0, e que visam aumentar a produtividade, prezam pelo monitoramento preciso da capacidade produtiva. Ou seja: por meio de um qualificado trabalho de acompanhamento (de gargalos produtivos e da demanda diária, entre outras métricas) e cálculo de previsões produtivas, sua indústria pode aumentar a produtividade sem desfazer-se de nenhum maquinário.


Por onde começar?


O primeiro passo para isso é o diagnóstico profissional de soluções digitais que se alinham às suas necessidades e objetivos. Em seguida, confirmar se tais produtos e serviços têm a ver com a disposição tecnológica dos seus maquinários. Caso a automatização e o processo de integração de dados entre sistemas seja possível, você pode inovar em curtíssimo prazo.


Vamos recapitular isso em tópicos para que o seu alinhamento às inovações tecnológicas seja o mais assertivo e acessível possível de acordo com os seus interesses e necessidades:

  • Avalie quais alterações podem ser realizadas nas suas atuais máquinas;

  • Entenda quais soluções podem ser adaptadas ao maquinário;

  • Pesquise os melhores softwares do mercado;

  • Encare esse exercício como um trabalho contínuo.

Assim, o investimento torna-se menor e mais pontual. Você só precisa lidar, em grande parte, com adaptações e atualizações, e não com substituições completas do seu equipamento — questão, inclusive, que causa temor nos funcionários que já estão adaptados aos equipamentos e ainda não dispõem de capacitação para lidar com máquinas modernas em curto prazo.


Quais soluções podem ser adaptáveis ao maquinário industrial?


O momento é de expansão da tecnologia. Saber como se posicionar nessa estrada já pavimentada em outros países é crucial para que a sua indústria agregue a desejada competitividade em tempo hábil.


E não faltam soluções, hoje em dia, que já podem contribuir para essa mudança de chave no pensamento estratégico de toda a sua indústria. Aqui na EasyPro, por exemplo, temos o Easy Control, uma solução que proporciona redução nas paradas, redução de retrabalho, acionamento instantâneo da cadeia de ajuda, aumento do índice de eficiência e redução substancial de custos.


Entre em contato conosco, fazemos um diagnóstico de seu negócio, apontando quais processos podem ser melhorados, os possíveis gargalos presentes em sua produção e como otimizar o chão de fábrica.

143 visualizações0 comentário
bottom of page