Buscar
  • Conteúdo_EasyPro

Identificando Gargalos do Processo Produtivo

Atualizado: Fev 28



Já vimos no artigo Importância do Mapeamento de Processos para Indústrias o que é um processo produtivo, a necessidade de fazer um mapeamento dessas etapas e os riscos de não dar atenção a isso. Fazer o mapeamento dos processos é uma das principais alternativas para identificar gargalos do processo produtivo. Neste artigo você vai entender o que são gargalos e como evitar gastos desnecessários na sua empresa.


O que é Gargalo do Processo Produtivo?


Em linhas gerais o processo produtivo pode ser descrito nas seguintes etapas: compra da matéria-prima, manufatura, embalagem, armazenagem, controle de qualidade e vendas.


Levando em conta que as entradas (input) são a compra da matéria prima e as saídas (output) são o resultado final de fabricação, os gargalos são os pontos que limitam a produção final. Um bom exemplo é pensar numa fábrica de bicicletas: uma indústria consegue produzir cem quadros de bicicleta, mas o setor de montagem só consegue dar conta de noventa bicicletas por dia. Assim está configurado o gargalo, pois a etapa seguinte a produção de quadros não consegue acompanhar sua capacidade total, fazendo com que o setor deixe de produzir os cem quadros que conseguiria fabricar.


Gargalos de produção restringem a empresa de produzir e faturar, pois o processo produtivo vai sempre andar na velocidade do setor que produz menos, aquele de menor capacidade, que impõe um limite às outras etapas.


Sabendo o que é o gargalo no processo produtivo, é hora de identificar onde ele está.


Como Identificar Gargalos do Processo Produtivo


Localizar um gargalo não é uma tarefa simples. Mais difícil ainda é eliminar todos os pontos problemáticos. Mas é vital para a indústria solucionar o quanto antes, para que deixe de obter prejuízos com essa ineficácia na produção.


  • Avaliar Input e Output: É uma questão básica. O tanto de matéria-prima que entra (input) no processo produtivo está chegando ao fim (output)? Havendo resposta negativa, seu fluxo de produção está com algum gargalo. É preciso identificar o quanto antes esse gargalo, para assim atenuar os prejuízos.

  • Mapear Etapas do Processo: Essencial para a identificação de gargalos e oportunidades de melhoria. É no mapeamento que falhas são apontadas e todas as inconformidades que prejudicam o processo vem à tona.

  • Identificar Causas: O momento em que toda a equipe responsável pelo processo deve participar. Ninguém melhor do que as pessoas envolvidas na rotina para ajudar na busca de causas para o gargalo. Um movimento incorreto, uma máquina danificada, funcionários que não trabalham corretamente. São diversos os motivos para que um gargalo ocorra. E contar com o apoio dos trabalhadores é vital para chegar em respostas que o mapeamento não deu.

  • Plano de Ação: Para cada gargalo encontrado, é necessário desenvolver um plano de ação para sua eliminação. A equipe deve ser estar comprometida com a melhoria do processo e cada componente ciente de seu papel. O plano de ação pode ser realizado com base na ferramenta 5W2H.

  • Acompanhar Resultados: Não basta um plano de ação certeiro, é preciso acompanhar a execução e resultados de perto. Indicadores-chave de Performance (KPIs) devem ser escolhidos para observação. É a partir desses relatórios que você vai entender se as mudanças estão surtindo efeito.

  • Utilizar a Tecnologia: Já mostramos que a Indústria 4.0 é uma realidade. É preciso haver investimento em tecnologias para atingir a excelência de uma indústria, o aperfeiçoamento contínuo de processos. É aqui que a EasyPro pode auxiliar. O Easy Time, uma solução para padronização de métodos, vai interferir bastante na produtividade, fazendo com que gargalos sejam identificados e a eficiência aumente consideravelmente.


Saiba mais sobre outras de nossas ferramentas inovadoras, como o Easy Control, o Easy Quality e o Easy Check.

53 visualizações

Comercial: (51) 2160-3929 | (51) 98550-8882

Suporte Técnico: (51) 98550-8882

  • Preto
  • Instagram
  • LinkedIn
  • YouTube