Buscar
  • Conteúdo_EasyPro

Indústria 4.0 e o seu Potencial no Setor de Alimentos



A indústria 4.0 é o caminho mais objetivo e assertivo para o aumento da competitividade de sua fábrica. Acontece que, para tanto, é fundamental a compreensão dos meios para alcançar o sucesso. O que inclui as melhores práticas, independentemente do seu setor de atuação, como a indústria de alimentos.


A Indústria Alimentícia teve um aumento de 6,7% no faturamento de 2019, comparado ao ano de 2018. Já em 2020, o crescimento projetado será prejudicado por causa da crise do Coronavírus, principalmente nas exportações.


Acompanhe o artigo para entender como a tecnologia pode auxiliar no enfrentamento da crise.


O potencial da indústria 4.0 no setor de alimentos


Mesmo sendo um dos setores da indústria menos impactado, sabemos que gargalos surgirão até retomarmos o modo normal de vida. Tanto para o enfrentamento da crise, quanto para retomada posterior, as tecnologias da indústria 4.0 para automatização de processos e também para o uso estratégico em outras frentes — como o chão de fábrica, serão excelentes aliadas.


A Indústria 4.0 tem agregado diversos benefícios, como:


  • Redução de custos em geral, em recursos (matéria-prima) e energia elétrica;

  • Menos erros no processo, traduzindo-se também em menos custos com prejuízos e desperdícios;

  • Qualificação do mercado de trabalho com especialistas em novas áreas e atividades;

  • Otimização do uso de recursos;

  • Manutenção remota do maquinário;

  • Mais segurança, padronização e otimização dos processos.


Todo esse controle oferece à gestão um controle maior e detalhado de cada etapa do fluxo produtivo. Uma maneira de fazer mais com menos recursos e custos — e em menos tempo.


O cenário industrial


Apesar das boas notícias que a indústria 4.0 traz ao setor, é importante destacar que existem desafios por trás da implementação de novas tecnologias ao atual panorama industrial do país.


Um deles é a própria questão do investimento em novas tecnologias. Com a crise político-econômica dos últimos anos, há pouco espaço para a implementação de grandes maquinários e equipamentos dispendiosos.


Além disso, a própria capacitação das equipes se faz tão relevante quanto desafiadora. Com a indústria de alimentos e outros segmentos ainda engatinhando na quarta revolução industrial, o enorme campo que temos para avançar mostra um cenário otimista, porém cheio de obstáculos.


Uma maneira de agregar praticidade com a indústria 4.0


Para encontrar um ponto em comum entre os benefícios e os desafios da indústria 4.0, há como estabelecer novos padrões de processos operacionais de maneira rápida, simples e eficiente.


A revolução tecnológica pode começar através da implementação de soluções inteligentes que aumentem a produtividade, a eficiência e a qualidade da produção.


Como você registra o tempo das operações no chão de fábrica? Em planilhas manuais?

Como está o indicador OEE de seu maquinário?

Os indicadores gerenciais e de produção são confiáveis?


São muitos os avanços possíveis na Indústria de Alimentos. Com as soluções da EasyPro, por exemplo, os resultados serão sentidos rapidamente, através de um investimento acessível.


Entre em contato com um de nossos especialistas, descubra como a EasyPro pode introduzir sua empresa na Quarta Revolução.

54 visualizações

Comercial: (51) 2160-3929 | (51) 98550-8882

Suporte Técnico: (51) 98550-8882

  • Preto
  • Instagram
  • LinkedIn
  • YouTube