Buscar
  • Conteúdo_EasyPro

Veja aqui a Importância do Checklist para a Logística



O checklist para a logística é um aliado e tanto para quem busca evitar prejuízos em decorrência de erros nos processos adotados internamente.

A matemática para isso é simples, inclusive: quanto mais harmônico o trabalho, melhores serão os resultados. E uma maneira imbatível para agregar esse nível de excelência no trabalho dos seus colaboradores é o checklist.


Vamos ver como isso funciona na prática? Basta seguir com a leitura deste post!


A Importância do Checklist para a Logística


Já bastante eficiente em auditorias, o checklist também tem parte importante no trabalho logístico. Afinal, o fluxo de trabalho é otimizado e monitorado com essa lista de controle.

E, como já destacamos, isso vai reduzir erros e potencializar os resultados do seu negócio.

Para tanto, é fundamental mapear os processos para que essa lista de verificação possa ser acompanhada de maneira rápida e resistente a imprevistos e equívocos. E de maneira prática e acessível!


O que levar em consideração ao elaborar o checklist para logística


Tenha em mente que existem questões fundamentais para a qualificação desse setor na sua empresa. Então, saiba que não podem faltar os seguintes pontos no seu checklist para logística:


Estoque

Etapa de grande relevância para a logística de qualquer empresa, o estoque tem que estar alinhado com as vendas e a distribuição. Sem isso, o caos está instaurado.

No seu checklist, inclusive, pode existir uma integração com softwares de gestão que apontam as mudanças, em tempo real, no estoque. O que minimiza qualquer problema de comunicação nesse sentido.


Pacotes

Considere um checklist que verifique e ateste a qualidade dos pacotes enviados. Independentemente do conteúdo no interior das embalagens, certamente seus clientes não vão gostar de receber as remessas danificadas ou amassadas, que seja, por falta de cuidado no envio, certo?


Para tanto, use o checklist para logística de maneira que dê para entender onde o problema pode ocorrer. Na separação de itens, no envio ou no fornecedor? Com os resultados, a solução aparece com naturalidade.


Prazo de entrega

Ao mapear os processos e ter ciência dos prazos de entrega da sua empresa, o checklist pode compor as melhores rotas, analisar os obstáculos de cada percurso e avaliar a melhor distribuição da frota para garantir o cumprimento do que foi acordado e com o máximo de qualidade na experiência ao cliente.


Veja também: 10 passos para montar um checklist ideal


Equipe

Vale também usar o checklist para logística de maneira que sirva de treinamento para os novos colaboradores e também para os veteranos. Ao usar o checklist para assinalar cada etapa concluída, o fluxo de trabalho passa a ser absorvido nos hábitos, o que também reduz erros e potencializa os resultados.


Veja, também, alguns exemplos de questões que podem ser feitas para compor o seu checklist para logística:

  • O estoque pode suprir a média de pedidos, no momento?

  • Os pacotes são embalados e armazenados de maneira segura e que favoreça as viagens?

  • O prazo está de acordo com o prometido e o que a sua empresa consegue cumprir?

  • A rota é segura?

  • Sua equipe sabe quais são suas responsabilidades individuais e coletivas?

Agora, para ter o auxílio tecnológico para alcançar a confecção de um checklist para logística perfeito, entre em contato com um de nossos especialistas. Conheça o Easy Check, o checklist que facilita a sua gestão.




20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo