top of page
Buscar
  • Foto do escritorConteúdo_EasyPro

Checklist como Ferramenta de Auditoria


Uma auditoria serve como um tipo de inspeção crítica que verifica se a operação, de modo específico ou genérico, está de acordo com o que foi previsto e estabelecido.


Como resultado, as empresas adquirem mais eficácia e otimização para alcançar seus objetivos de maneira mais qualitativa. Por isso, neste post, vamos discutir a respeito de uma ferramenta elementar para esse trabalho: o checklist. Confira!


Explicando a Auditoria


Resumidamente, uma auditoria tem o foco de inspecionar e analisar determinadas atividades de uma empresa. Por meio desse trabalho, identifica-se conformidades com o estabelecido e também a eficácia do processo, como um todo.


Usa-se a auditoria para ter um negócio mais transparente e eficiente. No entanto, existem dois modelos dessa atividade que devem ser observados:

  • Auditoria interna, realizada pela própria empresa e para diagnosticar o processo geral em um setor específico da organização;

  • Auditoria externa, que é executada por empresas especializadas em auditorias.

Independentemente de qual modelo você se decida, a auditoria tem que ser feita por profissionais qualificados para garantir que o resultado seja qualitativo.


Quais são os Benefícios de uma Auditoria?


Ao efetuá-la, a auditoria oferece um leque de alternativas para o gestor observar e tomar decisões pertinentes. Como resultado, podemos citar alguns benefícios, como:


  • Melhorias no controle de produção da empresa;

  • Contribui com a redução de falhas e equívocos no fluxo de trabalho;

  • Exercita e incentiva as melhores práticas;

  • Oferece resultados continuamente melhores com os ajustes necessários realizados.


Para tanto, é preciso ter um planejamento completo em auditoria, para que essa prática se torne comum na empresa e cada vez mais alinhada com as características do negócio.


Como Implementar um Fluxo de Auditoria na Empresa?


O primeiro passo consiste em planejar os setores que vão fazer bom uso de uma auditoria. Em seguida, decida-se pelos tipos mencionados anteriormente (interno ou externo) e municie-se com as melhores ferramentas para tornar a auditoria eficaz, preparada e personalizada para atender às suas demandas.


Obviamente nem todas as auditorias levam em conta os mesmos itens na hora da verificação, elas se diferem de acordo com a área de atuação. Na Indústria, por exemplo, alguns tópicos devem ser obrigatórios dentro do checklist de auditoria: a segurança dos funcionários, os materiais de trabalho, a movimentação dos trabalhadores no chão de fábrica, a localização do posto de trabalho, a documentação do processo e o registro de problemas.


Nesse contexto, uma ferramenta que se mostra uma grande aliada em auditorias é o checklist, mais precisamente o software de checklist, pois no século XXI não é mais concebível utilizar pranchetas e papéis para processos tão importantes. Com um checklist você consegue mapear o processo inteiro e analisar quais os indicadores e quais itens já foram revistos e quais ainda serão — bem como a ordem prioritária de cada um deles.


É um meio prático e eficiente de manter o procedimento sob controle, e de maneira que todos entendam qual papel desempenhar em cada etapa.

Além disso, o checklist é um bom item de controle porque:

  • Ajuda a visualizar a evolução do trabalho;

  • Prevê resultados por meio de projeções dos últimos dados analisados;

  • Amplia o controle interno.

E de Checklist nós entendemos. O Easy Check é um software de checklist completo, onde o gestor pode construir checklist inteligentes, de forma intuitiva, com armazenamento seguro de todos os dados e possibilidade de registros com fotos.


Quer saber mais a respeito da importância do checklist e também da auditoria dentro da sua empresa? Entre em contato e fale com um de nossos especialistas hoje mesmo.



385 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page