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Gestão da Qualidade na Indústria Calçadista



Desde meados do século 19, quando imigrantes alemães desembarcaram no Brasil, a indústria calçadista deu seus primeiros passos no desenvolvimento do segmento no país. É claro que, à época, pouco ou nada se falava a respeito de uma estruturada gestão da qualidade para o negócio.


Afinal de contas, foi só em 1888 que a primeira fábrica de calçados foi estabelecida — a concentração do setor ficou no Rio Grande do Sul, a princípio — e isso significou um longo caminho de processos e boas práticas experimentados até que uma linha coerente de produção fosse adotada.


Vamos ver, então, qual é a relevância de uma boa gestão da qualidade na indústria calçadista? Basta seguir com a leitura deste post!


O Crescimento da Indústria Calçadista


Mesmo com a pandemia do coronavírus, e após amargar milhares de postos perdidos, no segundo semestre a indústria calçadista tem mostrado sinais de recuperação.


Isso ressalta a importância do segmento, no país, que hoje não está apenas retido na região Sul, mas também com ampla atuação nas regiões Sudeste e Nordeste — e grande destaque no interior do estado de São Paulo.


Em contexto mais amplo, a indústria calçadista brasileira é a maior de toda a América Latina, e o terceiro entre os produtores do mundo inteiro — com capacidade produtiva estimada em 800 milhões de pares de calçados ao ano.


A Valorização da Gestão da Qualidade


Do total acima, cerca de 30% é destinado à exportação, o que reforça a importância da indústria calçadista do Brasil. No entanto, é digno de menção que o segmento não pode se permitir a estagnação.


É aí que entra a relevância da gestão da qualidade. Especialmente, em uma época de transformação digital constante em que as soluções pipocam continuamente para seduzir o empreendedor.


O fato é que, atualmente, as novas tecnologias têm agregado de diversas formas à indústria calçadista, como:

  • Mais produtividade;

  • Redução de perda de matéria-prima;

  • Aumento da qualidade na produção;

  • Redução de erros nos processos;

  • Uso consciente dos recursos, do maquinário e da mão de obra.

Para a indústria calçadista, particularmente, esse trabalho agregado entre soluções digitais que promovem automação de determinadas atividades, integração entre os setores e um monitoramento constante da capacidade produtiva e dos resultados atingidos proporciona uma gestão da qualidade ímpar.


Ou seja: uma rotina sob controle e que permite a visualização em tempo real de eventuais situações problemáticas. O que pode ser minimizado com um plano de ação rápido e eficiente.


O Processo de Transformação Digital


Lembre-se: não basta, apenas, investir em soluções tecnológicas. Colaboradores precisam ser capacitados para participar da rotina das novas soluções digitais. Isso inclui treinamento e um trabalho constante de alinhamento.


Como resultado, sua unidade industrial se torna mais competitiva e a indústria brasileira alcança maiores degraus junto aos players internacionais — galgando uma posição ainda mais elogiosa ao setor de calçados no país.


A busca por constante aprimoramento traz consigo muitos benefícios, como o monitoramento completo do chão de fábrica, dos processos do dia a dia, e a tomada de decisão mais assertiva possível, através dos relatórios precisos e reais.


Esse é o grande diferencial para uma boa gestão da qualidade.


Confira, também, dicas que podem servir de auxílio para o desenvolvimento da sua gestão da qualidade:

  • Planeje novos objetivos e desafios que englobem a transformação digital na sua empresa;

  • Avalie o fluxo de trabalho e elimine etapas supérfluas que apenas aumentam o ciclo produtivo;

  • Minimize os custos totais de produção;

  • Aperfeiçoe constantemente os processos de trabalho, reduzindo etapas e gargalos produtivos.

Acha que é hora de uma transformação dentro da sua empresa? Entre em contato conosco e descubra quais soluções temos para a indústria calçadista desenvolver a gestão da qualidade.

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