top of page
Buscar
  • Foto do escritorContato EasyPro

Você sabe o que é Manutenção Preditiva?

Diferentemente da manutenção corretiva e da preventiva, a manutenção preditiva mantém constante monitoramento sobre o desempenho de equipamentos e do seu maquinário.

Dessa maneira, assim que a produção ficar abaixo do esperado, por qualquer motivo, esse tipo de manutenção entra em cena para que você programe os reparos sem interferir na produção da sua empresa e sem ter um imprevisto com o maquinário parado por algum defeito.

Quais são os benefícios de aplicar a manutenção preditiva?

Com planejamento e um bom trabalho de monitoramento, a manutenção preditiva pode trazer diversos benefícios para o seu negócio, como:

- Menos tempo gasto com reparos de equipamentos;

- Minimização de paradas imprevistas por algum defeito no maquinário;

- Menos gastos com peças de reposição dos equipamentos.

Ou seja: basta monitorar o desempenho das máquinas e, com isso, usar a coleta de dados para uma predição mais certeira sobre o momento ideal para fazer a manutenção.

Quais são as diferenças com a manutenção preventiva?

A manutenção preventiva realiza o trabalho de conserto, levando em consideração o tempo de uso ideal de cada peça, fazendo com que a substituição delas ocorra antes mesmo de o equipamento apresentar alguma mudança nos seus parâmetros ideais.

Quando a manutenção preventiva é realizada corretamente, ela evita a manutenção corretiva.

Já a manutenção preditiva segue os modelos ideais de utilização por meio do monitoramento ideal de condições. Ao manter um acompanhamento desses elementos diversos, sua equipe consegue identificar a melhor hora para fazer um reparo rápido e manter o maquinário nas melhores condições de uso.

Como é realizada a manutenção preditiva?

O primeiro passo consiste na identificação dos fatores que ajudam a observar o desempenho dos seus equipamentos, como:

- Bateria;

- Ultrassom;

- Câmera termográfica;

- Vibração.

Entre outros. Assim, ao calcular os valores ideais, você sabe como acompanhar e o que fazer quando um desses índices estiverem abaixo do esperado.

São muitos os softwares capazes de auxiliar na manutenção preditiva, preventiva e corretiva de máquinas. Assim como existem sistemas capazes de calcular eficiência e produtividade dos equipamentos, como é o caso do Easy Control. Uma solução para a coleta automatizada de produção, produtividade e do registro de paradas de cada máquina na sua empresa.





10 visualizações0 comentário
bottom of page