Ultimamente é muito comum ouvir falar sobre SEO, mas você sabe o que é isso? SEO é o conjunto de estratégias de otimização de sites, blogs e páginas da web que tem como objetivo melhorar o seu posicionamento nos resultados orgânicos dos buscadores. É a sigla para Search Engine Optimization, que significa otimização para mecanismos de busca.
Milhões de pesquisas são feitas nos buscadores a cada segundo, principalmente no Google, o mecanismo de pesquisa mais utilizado no mundo.
Em cada busca, o Google procura organizar os conteúdos em ranking que ofereça as melhores respostas nas primeiras posições, funcionando da seguinte maneira:
- Os três primeiros links orgânicos recebem cerca de 30% dos cliques;
- Apenas 0,78% dos usuários clicam em algum link na segunda página de resultados.
Isso significa que cada pesquisa representa uma oportunidade para sua marca oferecer a melhor resposta para que os usuários estão buscando. Dessa forma, você tem mais chances de ganhar visibilidade e cliques, receber mais tráfego orgânico e, assim, ter mais resultados com sua presença online.
Mas, para que isso aconteça, você precisa provar ao Google que tem a melhor resposta e merece aparecer nas primeiras posições da Search Engine Results Page (SERP).
Isso significa não ter apenas o melhor conteúdo, mas também oferecer uma boa usabilidade, conquistar autoridade no mercado e proporcionar uma boa leitura das páginas do Google.
O SEO também faz parte do Search Engine Marketing, que engloba todo o tipo de estratégia para mecanismos de pesquisa, inclusive a criação de anúncios pagos e links patrocinados.
SEO pode ser definido como estratégias orgânicas, que não envolvem compra de mídia. Por isso, o aumento do retorno sobre o investimento e a redução do custo de aquisição de clientes costumam ser resultados do SEO.
Para isso também é importante entender o que são os motores de busca, que são sistemas formados por uma série de algoritmos que tem a função de rastrear, indexar e rankear os conteúdos da web para exibi-los de maneira ordenada nas pesquisas dos usuários. Eles também são conhecidos como: buscadores, sites de busca, mecanismos de pesquisa ou search engines.
Porém, quando falamos de buscadores, não se trata apenas do Google, mas também entra nesse balaio nomes como Bing, Yahoo!, Baidu, entre outros. Inclusive Youtube e Pinterest são considerados como mecanismos de buscas, já que são bastante usados para encontrar conteúdos.
Comments