top of page
Buscar
  • Foto do escritorContato EasyPro

Você sabe como a Estônia se transformou na sociedade mais digital do mundo?

Você sabia que atualmente 99% dos serviços públicos da Estônia, como por exemplo, registro de empresas, certidões de crianças recém-nascidas, e pagamentos de taxas são feitos por meio digital? Essa alta conectividade trouxe ganhos para o PIB e ajudou a população a ter mais tempo livre.


Um bom exemplo de como essa conectividade está sendo benéfica é que, na Estônia, quando uma pessoa sofre um acidente e uma ambulância é acionada, ao chegar no local o socorrista identifica quem é a vítima, e logo já tem acesso a todas as informações que necessita, como por exemplo, tipo sanguíneo e alergias. Nesse meio tempo, o hospital já está sendo informado e se preparando para receber o paciente e é informado quando a ambulância está se deslocando transportando o paciente.


A Estônia é um grande exemplo de conectividade, e isso é graças ao investimento de programas digitais, assim que se emancipou da União Soviética, em 1991. Como o país não tinha recursos financeiros para rivalizar com as nações vizinhas mais prósperas, decidiu que o único caminho para melhorar a qualidade de vida de seus habitantes era a completa digitalização da sociedade. Dessa forma, conseguiu também turbinar o PIB.


A principal responsável pela transformação digital da Estônia foi a criação de uma infraestrutura chamada de X-Road, a qual permite que praticamente todos os sistemas de informação dos setores público e privado se conectem.


A X-Road é onde começaram a trafegar todos os dados e informações da população. A partir daí, foi criado um sistema de identidade digital que atualmente é adotado por 98% da população.


Essa identidade digital trouxe avanços extraordinários para a Estônia, pois a população tem acesso a mais de 2500 serviços digitais. Quase tudo pode ser feito no ambiente digital. A única burocracia que ainda exige que seja feita presencialmente é casar ou se divorciar.


Outra grande vantagem é que a população consegue exercer seu direito ao voto também por meio digital, em sua própria casa. O eleitor tem 15 dias para tomar uma decisão, e se for o caso, pode mudar o voto dentro deste período, podendo assim, tomar uma decisão que considera mais assertiva.


Até mesmo o sistema financeiro passou a ser praticamente todo digital. No ano de 2021, 99,8% das transações bancárias foram feitas em ambiente online, sendo o índice mais alto do mundo.



4 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page