top of page
Buscar
  • Foto do escritorContato EasyPro

Visão Computacional: o que é e como pode auxiliar na Cronoanálise Industrial

Ao longo deste artigo abordaremos o conceito de Visão Computacional, como ela está beneficiando a indústria e de que forma essa tecnologia vai expandir as possibilidades da Cronoanálise.


Conforme explanamos em nosso último texto, que pode ser lido aqui, o progresso da tecnologia é constante. A EasyPro sabe disso e está sempre acompanhando esse avanço, potencializando seus softwares e oferecendo o que existe de mais moderno para melhorar os processos da indústria.


Boa leitura!


Explicando a Visão Computacional - Tecnologia que tem História


A Visão Computacional está longe de ser uma tecnologia nova. Podemos afirmar que as primeiras experiências remontam a década de 1950, onde a Visão Computacional conseguia diferenciar objetos mais simples, como quadrados e círculos. Já nos anos 1970 ela teve seu primeiro uso comercial (interpretando caracteres para pessoas cegas) e começou a se tornar popular. A partir de 1990, com a explosão da internet e dos games, ela finalmente se estabeleceu.


Conceito de Visão Computacional:


A interpretação de imagens por um computador foi possibilitada pela invenção da câmera digital e de sensores de imagem. Sim, a Visão Computacional é semelhante a visão humana, responsável por captar e reconhecer características presentes nas imagens.


Unindo outras duas tecnologias (machine learning e deep learning), que também fazem parte da inteligência artificial, os computadores e máquinas são capazes de “enxergar” o mundo real.


A Visão Computacional é a automatização da captura de imagens, seu tratamento, análise de informações e reconhecimento de padrões. A partir desses padrões que ações serão iniciadas, dependendo do uso que vai ser feito da tecnologia.

Exemplos de Uso da Visão Computacional

São muitas as alternativas para o uso da Visão Computacional. E cada vez mais amplas:


Tecnologia Assistiva: a utilização da visão computacional pela tecnologia assistiva foi o que popularizou a ferramenta. Interpretar imagens para pessoas cegas e transformar esses dados em sons foi essencial para a melhoria da qualidade de vida dessa população;


Detecção de Doenças: no diagnóstico mais preciso de tumores de mama, pulmão e doenças reumáticas, através da interpretação de raio X, ressonância magnética e tomografia computadorizada;


Agricultura: no agro, o instrumento é responsável pela identificação de doenças em plantas, detecção de animais em pastagens, contagem de frutos e atuação robótica no campo, entre outros;


Carros Autônomos: Visão Computacional é a base dos carros autônomos. A indústria automobilística investe pesado para a popularização dos automóveis que não precisam de motorista;


Games: cada vez mais a indústria dos games se aproxima da realidade virtual, onde a Visão Computacional é essencial para a interação entre jogadores e máquina;


Processos Burocráticos: na classificação, extração de informações e preenchimento de dados em documentos;


Diversas Outros Fins: além dos casos citados, ela pode ser utilizada na localização, reconhecimento facial, deep fake, reconstrução 3D de cenários, controle de trânsito e claro, nos processos industriais.


Visão Computacional na Indústria


Quando falamos de Visão Computacional na Indústria, o controle de qualidade é a primeira coisa que pensamos. Principalmente na detecção de defeitos. Mas não é somente para isso que esse poderoso recurso é utilizado. Contagem de materiais, controle de posição, inspeção de cores, transporte de peças, inspeção de maquinário, prevenção de acidentes e gerenciamento de estoque também são favorecidos.


Isso acarreta diversos benefícios para a empresa. O aumento da produtividade e a diminuição de desperdícios e custos com a operação são resultados certos para a fábrica que investir em tecnologias de Visão Computacional.


Estar fora da Indústria 4.0 não é mais uma opção para quem vislumbra seu negócio a médio e longo prazo.


Visão Computacional e Cronoanálise


Como você sabe, aqui na EasyPro somos especialistas quando o assunto é Cronoanálise e Estudo de Movimentos e Tempos. Com isso, nosso Projeto de Visão Computacional para o Estudo de Tempos visa utilizar a tecnologia para determinação do Tempo Padrão das Atividades, algo ainda não explorado pela tecnologia.


Através de nosso software Easy Time, tornamos possível a união desses conceitos. Com a Visão Computacional podemos rastrear o movimento corporal dos operários no chão de fábrica, corrigindo postura, adotando padrões de deslocamento e reduzindo o tempo de atividades que não agregam à produção. Analisando o esforço físico, a ergonomia e o ritmo, podemos prevenir acidentes de trabalho e suprir a falta de analistas de processos. O que já era revolucionário para o seu negócio, agora está melhor.


Gostou da novidade? Saiba mais sobre o Easy Time. Converse com nosso time comercial e entenda como podemos auxiliar na melhoria de processos de sua linha de produção.


125 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page