top of page
Buscar
  • Foto do escritorContato EasyPro

Sustentabilidade Ambiental na Indústria: sua importância e caminhos possíveis

Não é nenhuma novidade dizer que o planeta Terra está cada vez mais quente, poluído e com muitos recursos naturais chegando ao limite de sua regeneração. Esse processo começou no Século XVIII, quando a Revolução Industrial levou a atividade humana a patamares produtivos não imaginados.


Agora, mais de 250 anos depois, precisamos falar com urgência sobre Sustentabilidade Ambiental na Indústria, ou corremos o risco de não conseguirmos mais consertar os estragos realizados pelo nosso desenvolvimento.


Confira nosso artigo!

Desafios Climáticos do Planeta:

Nosso principal desafio, enquanto humanidade, é frear o aquecimento global. A emissão de gases poluentes geraram um aumento de temperatura na atmosfera nos últimos séculos, o que ocasiona derretimento das calotas polares, aumento de desastres naturais (furacões, inundações), extinção de espécies, desertificação, secas e transtornos na produção de alimentos.


Entre as principais atividades causadoras dos gases de efeito estufa estão o uso de combustíveis fósseis, o desmatamento, as queimadas e a atividade industrial.


O Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), autoridade mundial da ciência do clima, já apontou que até o ano 2100 teremos um aumento de 2ºC a 5,7ºC na temperatura global. O que será catastrófico para a vida no planeta.


Limitar o aquecimento nesta década é primordial para evitar impactos climáticos futuros. Estamos próximos de um ponto sem volta e somente cortes severos nas emissões evitarão o pior. Precisamos redefinir a forma como usamos e produzimos energia, consumimos bens e serviços e administramos nossas terras.


Por isso devemos falar em sustentabilidade industrial.


O que é Sustentabilidade Industrial?

Sustentabilidade Industrial é utilizar os recursos naturais de forma renovável e inteligente, é produzir de forma mais eficiente e por consequência, menos prejudicial ao meio ambiente.


Como vimos anteriormente, o mundo precisa de ações urgentes para minimizar o aquecimento global. E essas ações passam diretamente pela Indústria. Uma indústria sustentável não compromete os recursos naturais futuros na geração de valor no presente. E isso não é uma escolha, é uma necessidade.


Além disso, a redução na disponibilidade dos recursos naturais só vai aumentar os custos de produção, afetando diretamente a competitividade das organizações.


Caminhos Possíveis para a Indústria:

É possível acreditarmos em uma Indústria sustentável que devolva à natureza o que se tira dela, que minimize sua pegada ambiental e que empregue melhorias em seus processos, mas precisa ser uma decisão estratégica das empresas. Ser “verde” não traz benefícios somente ao meio ambiente, mas favorece também a própria companhia.


Entre as tendências de sustentabilidade na indústria podemos destacar:


Utilização de Produtos Verdes e Sustentáveis: insumos e matérias-primas rastreadas desde sua origem, produzidos com mais eficiência energética e menos desperdício de água.


Adoção da Reciclagem do Lixo Industrial: destinar adequadamente o lixo industrial e apostar na reciclagem de todo resíduo possível.


Transporte Verde: a logística dos produtos é uma etapa muito poluente. Repensar métodos de transporte é vital para qualquer pretensão sustentável.


Alinhamento com Parceiros Sustentáveis: toda a cadeia produtiva precisa estar em sintonia. De que adianta a sua empresa investir em práticas ecologicamente corretas e utilizar fornecedores irresponsáveis?


Investimento em Tecnologia: a Indústria 4.0 tem impulsionado a criação de fábricas sustentáveis. As novas tecnologias estão revolucionando fábricas ao redor do mundo. Operações mais eficientes, menos erros e perdas, economia de energia, menor desperdício de matéria-prima e digitalização de documentos são objetivos alcançados através da tecnologia e que fazem todos ganharem.

Empresa Paperless: Redução do Uso de Papel nos Processos:

Ser uma empresa paperless, que não utiliza papéis em seus processos, é um grande passo no caminho da sustentabilidade ambiental. A indústria da celulose é a quarta maior emissora de gases de efeito estufa. Além disso, essa transformação reduz custos, proporciona mais segurança e otimiza a performance burocrática.


E se você acha que a utilização de softwares proporcionam essa transformação, saiba que não é somente isso. É preciso alinhar a tecnologia com uma mudança da cultura organizacional.


A EasyPro Auxilia a Indústria no Luta pela Sustentabilidade:

Nossa suíte de soluções para o chão de fábrica está diretamente ligada ao conceito paperless. Seja na padronização de métodos e tempos, no monitoramento de máquinas, nas inspeções de qualidade ou através de checklists para auditorias de processos, nossos softwares visam eliminar qualquer utilização de papel.


Entre em contato com nossa equipe comercial. Invista em tecnologias que elevem sua empresa a um novo patamar na sustentabilidade ambiental.


8 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page