top of page
Buscar
  • Foto do escritorConteúdo_EasyPro

Saiba tudo sobre a Função do Cronoanalista


Você conhece a capacidade produtiva do seu negócio, sabe exatamente quantas perdas são registradas, em média, no decorrer de cada turno e, também, qual é a produtividade individual e coletiva de cada equipe sob a sua gestão? Pois saiba que essa é uma parte das amplas funções e responsabilidades de um cronoanalista.


Tradicionalmente, o profissional de cronoanálise utiliza para a realização do seu trabalho algumas ferramentas como cronômetro, pranchetas, lápis, borracha, calculadora e planilhas eletrônicas. Só que muito disso mudou com a transformação digital e a chegada de outros recursos que qualificaram ainda mais o trabalho desse tipo de especialista.


Quer saber mais a respeito? Basta seguir com a leitura deste post!


O que é a Cronoanálise?


Começando pela sua conceituação básica, a cronoanálise é uma evolução no método de compreensão de toda a otimização produtiva de uma empresa. Por meio do trabalho do cronoanalista, o tempo passa a ser melhor organizado por conta justamente desse monitoramento tão preciso.


Consequentemente, esse trabalho aponta estimativas de tempo para a condução de cada etapa do fluxo e também permite o estímulo à elaboração de metas e incentivos à produtividade dos colaboradores.


Mas, mais que isso, também oferece à sua gestão os dados mais confiáveis para uma tomada de decisão estratégica e, assim, planejar o crescimento gradual e controlado de toda a produtividade de sua indústria.


Como Funciona o Trabalho do Cronoanalista?


O grande objetivo do Cronoanalista é aumentar a Eficiência Global da Empresa, planejando os recursos de mão-de-obra e máquinas/equipamentos. A coleta dos tempos de processos é o meio necessário para a análise. A partir dos valores dos tempos, eles são analisados com base em outros fatores, e o cronoanalista descreve a sequência operacional comparando com os registros de cada tempo obtido.


Nesse momento a análise de dados assume um protagonismo maior na cronoanálise. Por meio dela, operações básicas são aplicadas para avaliar a média de tempo, mas outros valores podem ser adicionados para tornar a rotina ainda mais controlada, como:

  • Avaliação do Ritmo de trabalho (Habilidade, Esforço, Condições e Consistência);

  • Tempos distributivos;

  • Valores Investidos em Manutenção Corretiva;

  • Necessidades Fisiológicas;

  • Paradas Previstas.

Entre outras questões que podem surgir no dia a dia.


Com base nessas informações, a indústria pode obter mais produtividade de seus colaboradores, melhorar os resultados e reduzir os custos, além de ter mais controle sobre o que acontece dentro da empresa.


Como a Transformação Digital Auxilia o Trabalho do Cronoanalista?


Atualmente, soluções digitais permitem que o cronoanalista possa desempenhar seu papel com muito mais velocidade e precisão. São produtos digitais que cruzam informações, automatizam processos que não precisam mais de atuações manuais e, ainda, geram novos insights para o desenvolvimento da sua indústria por meio desse monitoramento próximo.

Essa é uma profissão que exige especialização formal e também um contínuo aprendizado de tecnologias e soluções digitais. Isso promove mudanças significativas e positivas para o desenvolvimento do profissional.

__


Aqui na EasyPro oferecemos o Easy Time, uma solução completa para a melhoria da eficiência através da tomada de tempos das operações. Com ele, o cronoanalista reduz seu tempo em até 50%, eliminando cálculos e retrabalhos.


3.850 visualizações0 comentário
bottom of page