As planilhas já revolucionaram o meio produtivo — comercial e industrial — por meio de sua facilidade, conveniência e segurança de suas informações. Acontece que, com o surgimento de novos métodos e tecnologias, o trabalho manual perdeu a sua relevância. No lugar, a digitalização de processos se mostrou o caminho para o futuro em curto, médio e longo prazo.
A indústria 4.0, inclusive, está intimamente associada a essa ideia, aprofundando-se nas atividades automatizadas e integradas. E, a melhor parte: os investimentos não são elevados e, os benefícios, são tão amplos quanto diversificados.
Vamos ver, então, por que você deveria abandonar hoje mesmo as planilhas, pranchetas e apontamentos manuais e focar mais na digitalização de processos? Basta seguir com a leitura deste post!
Por que abandonar os processos manuais?
Embora eles estejam presentes em grande parte das indústrias do país — o Brasil está em 18º na corrida global por automatização, por exemplo —, os processos manuais têm que ser substituídos gradualmente.
E, abaixo, vamos explicar porque as planilhas que revolucionaram o setor, há alguns anos, tornaram-se obsoletas e até nocivas ao desenvolvimento da sua indústria:
A confiança nos dados se torna precária, uma vez que o arquivo pode ser corrompido (seja por má utilização ou problemas na própria estrutura do mesmo) e também por equívocos no preenchimento de dados;
O fluxo de informações também é potencialmente prejudicado, tendo em vista que o volume de dados se torna crescente à medida que a sua indústria se desenvolve. Resultado: mais trabalho e mais riscos associados ao uso e à rapidez de usar as informações;
Sem a digitalização de processos, fica mais difícil o diagnóstico parcial ou completo de informações, que deve ser feito analogicamente;
A integração entre os setores é, por fim, impossibilitada. Afinal de contas, o cruzamento de dados é ainda mais difícil e demorado dessa maneira.
Ter essas percepções bem vívidas facilita a ponderar a melhor solução para o seu negócio — que é a digitalização de processos.
Como iniciar o trabalho de digitalização de processos?
Para a gestão da sua indústria se desenvolver de maneira consistente e gradual, a digitalização de processos se faz elementar. Por meio de sistemas integrados de ERP, que contenham funções de integração, armazenamento de dados na nuvem e automatização de processos, entre outros recursos, a mudança é significativa e imediata.
Comparativamente aos desafios citados no tópico anterior, a digitalização de processos permite mais confiabilidade nos dados, produtividade para a sua equipe, segurança para a sua propriedade intelectual e um sistema que favorece a sua gestão com agilidade e por meio de ferramentas diversas.
Aqui na EasyPro temos soluções inteligentes que se integram ao ERP, fornecendo informações importantes para a tomada de decisão. Um exemplo é o Easy Control, uma solução que coleta dados de produção e registra as paradas de máquinas. Nossas soluções revelam a realidade do chão de fábrica, digitalizando dados, e quando alinhadas a um ERP auxiliam na geração de relatórios e cruzamento de informações importantes.
Tudo isso resulta em ampla redução de custos, erros, desperdícios e prejuízos.
__
Quer saber mais sobre nossas soluções? Em como sua empresa pode fazer essa transição para a digitalização de processos na sua indústria? Fale com um de nossos especialistas.
Comments