Recente estudo realizado pela Unido (agência especializada das Nações Unidas), o “Industrial Development Report 2020” trouxe uma visão abrangente da industrialização na era digital, analisando o papel transformador de um conjunto de tecnologias da Quarta Revolução.
Com os dados, pode-se perceber não apenas quais são os setores mais avançados no conceito de indústria 4.0, mas também os países em vantagem com o uso de soluções variadas.
A Unido agrupou 167 países em função de sua posição frente à criação e difusão dessas tecnologias: pioneiros inovadores; seguidores (produtores ou usuários); retardatários (produtores ou usuários); e retardatários absolutos. O Brasil não está tão mal assim, situado em uma posição intermediária, no grupo de seguidores produtores, juntamente com outros 23 países, como Austrália, Bélgica, Canadá, Índia e Singapura.
Continue a leitura para entender melhor a pesquisa, quais setores estão mais avançados e suas diferenças.
Os Fatores Atrelados ao Uso de Novas Tecnologias
Diferenças culturais e sociais já explicam porque alguns países investem pesado em novas tecnologias e, outros, ainda de maneira incipiente, desorganizada ou mesmo negligente.
Essas foram algumas conclusões a respeito da aplicação das soluções da Indústria 4.0 dentro de circunstâncias específicas:
• Difusão de novas tecnologias de acordo com o setor industrial em si, tendo em vista que certos segmentos podem ser mais propensos à sua utilização do que outros;
• Impactos causados nos setores, dificultando o acesso e investimento em novas soluções;
• Impactos das tecnologias no que diz respeito aos os encadeamentos intersetoriais.
Todos os dados cruzados foram analisados e, a partir deles, identificou-se os setores que têm investido com mais afinco em novas tecnologias — inclusive, as mais usadas foram a computação em nuvem, a impressão 3D e o auxílio de robôs industriais.
Os Setores mais Avançados em Novas Tecnologias
Dois setores da indústria se destacam mais do que os outros:
• Informática, eletrônicos e maquinário;
• Equipamentos de transporte.
O primeiro faz uso mais relevante de computação na nuvem, enquanto o segundo apoia-se mais em impressão 3D e também em robôs industriais. Destaque, ainda, para outro relatório que se apoiou em dados de 109 países para identificar quais regiões mais estão em alinhamento com as novas tecnologias.
E vale destacar que esses dados foram compilados a partir de 2017, compilando um relatório que mostra que quase metade desses países já buscava investimentos em produção digital avançada.
Com o tempo, contudo, dois outros setores aproximaram-se dos líderes em novas tecnologias. É o caso de produtos químicos e farmacêuticos e de borracha e produtos de plástico.
A indústria 4.0 é para Todos
Embora quatro setores industriais se destaquem quanto ao uso de novas tecnologias, ultimamente, vale destacar que a indústria 4.0 é uma solução que abrange todos os segmentos.
Por exemplo: sistemas integrados facilitam o trabalho não somente no chão de fábrica, mas também na organização de todo o fluxo de trabalho da sua empresa.
Além disso, nem todo investimento demanda uma revolução completa da sua empresa, como a substituição de equipamentos. É possível alinhar-se aos conceitos digitais — independentemente do ramo de atuação do seu negócio — e obter benefícios imediatos com essa gradual transição.
Quer saber mais a respeito? Então, entre em contato conosco e fale com um de nossos especialistas. Trabalhamos com soluções totalmente alinhadas a Indústria 4.0.
Comments