Buscar
  • Conteúdo_EasyPro

Quando o Assunto são Novas Tecnologias, quais Setores estão mais Avançados?



Recente estudo realizado pela Unido (agência especializada das Nações Unidas), o “Industrial Development Report 2020” trouxe uma visão abrangente da industrialização na era digital, analisando o papel transformador de um conjunto de tecnologias da Quarta Revolução.


Com os dados, pode-se perceber não apenas quais são os setores mais avançados no conceito de indústria 4.0, mas também os países em vantagem com o uso de soluções variadas.


A Unido agrupou 167 países em função de sua posição frente à criação e difusão dessas tecnologias: pioneiros inovadores; seguidores (produtores ou usuários); retardatários (produtores ou usuários); e retardatários absolutos. O Brasil não está tão mal assim, situado em uma posição intermediária, no grupo de seguidores produtores, juntamente com outros 23 países, como Austrália, Bélgica, Canadá, Índia e Singapura.


Continue a leitura para entender melhor a pesquisa, quais setores estão mais avançados e suas diferenças.


Os Fatores Atrelados ao Uso de Novas Tecnologias


Diferenças culturais e sociais já explicam porque alguns países investem pesado em novas tecnologias e, outros, ainda de maneira incipiente, desorganizada ou mesmo negligente.


Essas foram algumas conclusões a respeito da aplicação das soluções da Indústria 4.0 dentro de circunstâncias específicas:


Difusão de novas tecnologias de acordo com o setor industrial em si, tendo em vista que certos segmentos podem ser mais propensos à sua utilização do que outros;


Impactos causados nos setores, dificultando o acesso e investimento em novas soluções;


Impactos das tecnologias no que diz respeito aos os encadeamentos intersetoriais.

Todos os dados cruzados foram analisados e, a partir deles, identificou-se os setores que têm investido com mais afinco em novas tecnologias — inclusive, as mais usadas foram a computação em nuvem, a impressão 3D e o auxílio de robôs industriais.


Os Setores mais Avançados em Novas Tecnologias


Dois setores da indústria se destacam mais do que os outros:


Informática, eletrônicos e maquinário;


Equipamentos de transporte.


O primeiro faz uso mais relevante de computação na nuvem, enquanto o segundo apoia-se mais em impressão 3D e também em robôs industriais. Destaque, ainda, para outro relatório que se apoiou em dados de 109 países para identificar quais regiões mais estão em alinhamento com as novas tecnologias.


E vale destacar que esses dados foram compilados a partir de 2017, compilando um relatório que mostra que quase metade desses países já buscava investimentos em produção digital avançada.


Com o tempo, contudo, dois outros setores aproximaram-se dos líderes em novas tecnologias. É o caso de produtos químicos e farmacêuticos e de borracha e produtos de plástico.


A indústria 4.0 é para Todos


Embora quatro setores industriais se destaquem quanto ao uso de novas tecnologias, ultimamente, vale destacar que a indústria 4.0 é uma solução que abrange todos os segmentos.


Por exemplo: sistemas integrados facilitam o trabalho não somente no chão de fábrica, mas também na organização de todo o fluxo de trabalho da sua empresa.


Além disso, nem todo investimento demanda uma revolução completa da sua empresa, como a substituição de equipamentos. É possível alinhar-se aos conceitos digitais — independentemente do ramo de atuação do seu negócio — e obter benefícios imediatos com essa gradual transição.


Quer saber mais a respeito? Então, entre em contato conosco e fale com um de nossos especialistas. Trabalhamos com soluções totalmente alinhadas a Indústria 4.0.

20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo