top of page
Buscar
  • Foto do escritorConteúdo_EasyPro

Planejamento, Programação e Controle da Produção: PPCP

Atualizado: 28 de fev. de 2020



Já estamos na era da indústria 4.0, em que trabalhamos ativamente com dados para a prevenção, o monitoramento e o acompanhamento dos processos da sua empresa.


É aí que o PPCP (Planejamento, Programação e Controle da Produção) pode se mostrar valioso para o crescimento da sua marca.


Através do PPCP fica mais fácil identificar a produtividade atual das suas equipes, o que serve também para avaliar carências e novas oportunidades de melhorias.

Para entender melhor como funciona, acompanhe-nos ao longo desta leitura!


Explicando o PPCP


Ao aplicar as técnicas do PPCP, toda a sua indústria se beneficia de um mapeamento completo do fluxo de trabalho. Isso inclui a quantidade de produção, e em determinado período, delegar cada responsável pelas etapas do processo e garantir o monitoramento da eficiência dos resultados projetados.


Estamos falando, então, de um conjunto de ações que compõem todo o trabalho, do início ao fim, para gerar mais eficácia e prevenir a sua rotina de qualquer tipo de problema.


Como funciona o PPCP?


A implementação do PPCP ocorre por meio das seguintes etapas de execução:


  • Planejamento estratégico, valorizando as projeções e análises para estabelecer metas de produção e maximizar os resultados;

  • Planejamento-mestre, dividindo o trabalho em cada fase para que o processo seja organizado e harmônico;

  • Programação da produção, que é o ajuste da rotina com base na quantidade a ser produzida, em determinado período, tendo um diálogo transparente e objetivo com o estoque e também as ordens de compra;

  • Acompanhamento, que é a base-chave para que cada resultado projetado seja alcançado sem riscos e imprevistos no percurso.


Com esse trabalho realizado, o seu negócio passa a ser amparado por um fluxo de trabalho seguro e que entende plenamente tudo o que está acontecendo, e cada setor, a partir de uma simples produção.


Quer um exemplo? O PPCP faz com que os responsáveis por cada setor tenham em mente cada recurso usado no processo produtivo.


No início do dia, então, ele sabe que deve produzir 2 mil unidades de um produto e já tem monitorada a quantidade de cada item necessário para a sua elaboração. Consequentemente, os gargalos produtivos inexistem, e qualquer risco que ameace essa meta diária já dispõe de uma ação rápida para garantir que, no final daquele expediente, a meta seja alcançada.


Quais outros benefícios existem no PPCP?


Além das qualidades anteriormente citadas, o PPCP pode se revelar bastante versátil por conta dos aspectos positivos observados, como:


  • Avaliação da ociosidade do maquinário a partir da ciência da capacidade produtiva da empresa;

  • Identificação e redução do gargalo no processo produtivo;

  • Aumento da produtividade, tendo em vista que a programação da produção prevê a média diária de produtividade;

  • Melhoria na tomada de decisão, pois as projeções e o monitoramento se traduzem em novos insights para melhorar o processo de trabalho.


Isso significa, portanto, que existem muitos aspectos a serem considerados para que o PPCP seja gradualmente executado — e sem abalar a sua atual produtividade.


Um trabalho que exige projeções e acompanhamentos contínuos, com um calendário que preveja todos os riscos e obstáculos para que a transição ocorra sem problemas. Para tanto, é importante que a sua empresa tenha uma parceria de qualidade com empresas especialistas nesse tipo de trabalho.


Por meio da contratação de especialistas no ramo, todos os riscos citados são contornados, bem como a implementação transcorre com facilidade — e sustentada por quem entende do mercado.

 

Quer saber como as soluções da EASYPRO têm tudo a ver com o planejamento e a execução do PPCP na sua empresa? É só entrar em contato conosco. Atendemos de forma personalizada, focando nas suas necessidades e objetivos.

4.329 visualizações0 comentário
bottom of page