Buscar
  • Conteúdo_EasyPro

Os Impactos da Indústria 4.0 nas Empresas com Linha de Montagem


Muito se fala a respeito da indústria 4.0 e o seu potencial para contribuir com a automatização, eficiência, padronização operacional e aumento de produtividade sem que, com isso, os investimentos sejam gradativamente maiores. O debate sobre a Indústria 4.0 deve ser regra no Brasil, ainda mais frente as últimas crises mundiais.


Estados Unidos, Alemanha e China, por exemplo, são excelentes meios de observação para atestar que a indústria 4.0 cresceu vertiginosamente, nos últimos anos, através de investimentos na infraestrutura, treinamento de mão-de-obra e um gerenciamento eficaz da integração digital na economia global. Essas três nações investem para liderar a produção industrial no mundo. Enquanto isso, outras nações investem para não perder competitividade global e avançar na economia global, algo que o Brasil não pode ficar de fora.


Para saber mais a respeito do assunto, neste post vamos discutir quais são as tecnologias e os impactos que a indústria 4.0 pode agregar para o mercado, principalmente para Fábricas com linha de Montagem.


Os Efeitos da Indústria 4.0


Quando existe um planejamento estratégico de tecnologias, a indústria 4.0 inova por completo os processos de produção de qualquer empresa — e, isso, independentemente do seu porte ou segmento de atuação.


Para que você tenha uma percepção aproximada de como a indústria está se mobilizando nesse sentido, a seguir vamos destacar algumas das soluções mais utilizadas pelas grandes empresas, e qual é o efeito causado por meio de cada uma delas:

  • Sensores e Atuadores: estão na base da automação digital. Servem para registrar e identificar todo tipo de variação em um ambiente. Eles registram informações vitais para os controladores de produção. Eles significam a facilidade para reagir diante de determinadas condições, automatizando a produção e, com isso, reduzindo também custos e erros;

  • Internet das Coisas: são os sistemas automatizados dentro de objetos. Na indústria 4.0, você gera uma interconectividade que facilita o monitoramento e o trabalho automático de diversas soluções;

  • Big Data: a tecnologia que ajuda a compor o processamento ágil de um volume intenso (e imenso) de dados, agilizando assim a tomada de decisão e o diagnóstico preciso de como anda a produtividade de sua empresa;

  • Computação em Nuvem: uma solução que serve para minimizar a necessidade de infraestruturas físicas robustas nas empresas, além de fornecer mais segurança e mobilidade à propriedade intelectual de sua indústria;

  • Inteligência artificial: cujas soluções ajudam a melhorar a capacidade produtiva e a tornar o chão de fábrica cada vez mais otimizado e eficiente. A Inteligência Artificial permite que máquinas tomem decisões autônomas.

  • Robótica: Equipamentos de automação industrial. Alguns robôs são mais complexos que outros, com um grau de autonomia que pode variar. Podem realizar toda uma parte do processo produtivo ou trabalhar em conjunto com pessoas.

  • Sistemas Integrados de Gestão: fornecem uma visão ampla e micro de tudo o que está acontecendo na sua empresa. Esses softwares aumentam a eficiência da gestão produtiva, comercial ou financeira.

Cabe, agora, a pergunta: quais dessas soluções você já considerou, ou implementou, no seu empreendimento?


E Quais São os Impactos da Tecnologia nas Empresas com Linha de Montagem?


Primeiramente, vale considerar que nem todas as tecnologias acima citadas — entre outras comumente associadas à indústria 4.0 — podem ser eficazes para a rotina da sua empresa. Essas tecnologias podem ser combinadas de várias formas para a resolução dos problemas de uma unidade fabril.


E se engana quem acha que o impacto da Indústria 4.0 é o mesmo para todas as áreas. Nas indústrias de processos contínuos (siderurgia, química), onde não existe interrupção do fluxo de produção, o Brasil já conta com elevada automação dos processos produtivos. Diferentemente da indústria de montagem.


A produção nas Fábricas com Linha de Montagem pode ser interrompida em várias etapas, onde temos como exemplo a indústria de automóveis, máquinas e equipamentos, calçados e vestuário. Nelas o produto final é resultado da montagem de peças e componentes pré-montados.


Com uma cadeia produtiva mais complexa e extensa, a digitalização da indústria de montagem trará um ganho excepcional em cada processo, sem falar no poder de customização para o cliente final. Uma solução que exemplifica essa digitalização é o Easy Time, que registra todas as informações necessárias para realização de estudos de tempos e métodos dentro dos processos de fabricação, incluindo a filmagem da operação que está sendo cronometrada.


Assim, as empresas poderão programar sua produção de forma mais eficiente, onde máquinas, equipamentos, sistemas e funcionários funcionarão da forma mais eficiente possível.


E quando falamos em eficiência, estamos apontando para economia de energia, qualidade dos produtos, maior integração entre máquinas e funcionários, redução de tempo para setup das máquinas, redução de custos de manutenção, redução de estoques, otimização da logística e geração de novos modelos de negócios.

________


A Indústria 4.0 traz mudanças importantes para a Indústria de Montagem. E aqui na EasyPro temos soluções inovadoras para que a modernização de sua fábrica comece o quanto antes. Ao entrar em contato conosco, faremos um diagnóstico gratuito, apontando quais pontos podem ser otimizados dentro do seu negócio e qual solução EasyPro é a mais indicada.

25 visualizações

Comercial: (51) 2160-3929 | (51) 98550-8882

Suporte Técnico: (51) 98550-8882

  • Preto
  • Instagram
  • LinkedIn
  • YouTube