top of page
Buscar
  • Foto do escritorContato EasyPro

Os gargalos mais comuns na produção e como eliminá-los

Os tipos de gargalos na produção são problemas comuns que acontecem nas fábricas e acabam limitando ou prejudicando a produção de uma empresa.


Mesmo sabendo que sempre haverá um gargalo, saber como eliminá-lo na produção é uma habilidade importante para um gestor industrial, afinal, é dessa forma que a indústria mantém a melhoria contínua em sua produção.


Confira abaixo os gargalos mais comuns na produção:


- Falta de matéria-prima: acontece normalmente quando a fábrica não tem determinada matéria-prima ou a mesma possui uma especificação que não é suficiente para induzir o produto. Para resolver esse problema, o ideal é o gestor melhorar a sua gestão de compras, aplicar conceitos, como o Just in Time e também utilizar um sistema de gestão para promover a demanda e, assim, planejar as entradas de materiais.


- Matéria-prima antiga ou fora da validade: acontece quando a fábrica frequentemente acaba não utilizando os materiais na ordem que entram e assim estes acabam ficando antigos, muitas vezes até perdendo a validade. O ideal é utilizar o formato PEPS ou FIFO para garantir que a rotatividade de materiais não esqueça itens antigos sem uso.


- Problemas com fornecedor: outro tipo de gargalo na produção bastante comum é quando a empresa possui problemas com fornecedores, tais como; não cumprem o prazo de entrega ou entrega na quantidade errada. Recomendamos que selecione muito bem seus fornecedores e mantenha uma boa relação com eles, para assim, reduzir as chances de problemas com eles.


- Adequar a capacidade à demanda: caso a fábrica não tenha seus processos bem controlados, muitas vezes o gestor não sabe se a capacidade produtiva atual é suficiente para atender a demanda do período. Para mitigar esse gargalo, o gestor deve utilizar um sistema para saber qual a sua verdadeira capacidade, como estão as demandas e se a fábrica de fato está operando na velocidade necessária.


- Falta de rastreamento: acontece quando a fábrica não consegue rastrear uma ordem de produção para saber em que etapa do roteiro de produção está. Esse tipo de problema impede um controle melhor da produção e também pode deixar seus clientes insatisfeitos. Para resolver é preciso de um sistema de gestão com rastreamento, capaz de identificar e acompanhar o avanço de cada ordem de produção no chão de fábrica.


7 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page