top of page
Buscar
  • Foto do escritorContato EasyPro

O que é o gargalo de produção e como resolvê-lo?

Um gargalo de produção é o recurso, máquina, equipamento ou centro de trabalho mais sobrecarregado de uma indústria, ou até mesmo o responsável pele etapa mais lenta do processo produtivo. Com isso, a produção da indústria fica limitada devido à capacidade ou velocidade desse gargalo.


Se você quer aumentar a produtividade da sua empresa, então precisa reduzir ou eliminar os gargalos que estão restringindo sua produção e consequentemente afetando as suas vendas.


O conceito de gargalo de produção é muito importante para o modelo de gestão sugerido pela teoria das restrições, que foca neste ponto do trabalho, dado que determina a capacidade total do sistema produtivo.


Levando em consideração o trabalho de uma indústria, é natural que cada processo dependa um do outro para continua, além disso, também é normal que cada etapa demande um tempo diferente para concluir suas tarefas, o ideal é que essa diferença não seja muito grande. Porém, muitas vezes uma etapa específica acaba demorando tempo demais, o que provoca um gargalo.


A principal perda provocada por um gargalo de produção será a ociosidade dos centros de trabalho que são afetados por ele. Os setores seguintes ao setor onde está o gargalo acabam ficando ociosos, ou seja, trabalham mais devagar do que poderiam, ou até mesmo acabam parando completamente.


O gargalo pode ocorrer em qualquer parte do processo produtivo da empresa e toda a produção ficará restrita à sua capacidade. O gargalo pode se encontrar no início, meio e final de produção.


No início da produção o gargalo é muito prejudicial já que todas as etapas serão afetadas e acabam trabalhando em velocidade reduzida, ou seja, a sua fábrica inteira está rodando abaixo do nível de capacidade da maioria das máquinas.


No final da produção o gargalo travará o escoamento da produção e gerar estoques de produto em processo. O que pode provocar perdas na produção e dificuldades de gerenciar esse material.


Já no meio da produção, há uma mistura das duas outras situações. As etapas antes do gargalo vão produzir estoque sem processo para abastecê-lo e as etapas depois produzirão mais devagar, pois vão recebendo os materiais conforme forem ficando prontos.


Como reduzir ou acabar com o gargalo?


- Mapeie e monitore seu processo para encontrá-lo;

- Implante indicadores de desempenho;

- Treine sua equipe para resolver problemas e evitar gargalo de produção.


Fonte: Nomus


22 visualizações0 comentário
bottom of page