top of page
Buscar
  • Foto do escritorConteúdo_EasyPro

O Que é Rastreabilidade do Chão de Fábrica?


Para alguns setores industriais — como o alimentício e a indústria farmacêutica, entre outros —, a rastreabilidade do chão de fábrica é uma exigência. É, também, um requisito para quem almeja a ISO 9001, uma das principais certificações de Gestão da Qualidade.


Se você ainda não sabe para que serve esse tipo de trabalho, indo além do alinhamento às normas, acompanhe-nos ao longo desta leitura! Vamos explicar o quanto esse método de trabalho pode agregar mais valor aos seus serviços e produtos desenvolvidos.


Boa leitura!


O que é rastreabilidade?

A ideia geral da rastreabilidade do chão de fábrica é a identificação de todos os materiais utilizados ao longo da cadeia produtiva. Isso inclui:

  • Matérias-primas;

  • Insumos;

  • Componentes usados nos produtos finais.

Aí, toda informação relevante, como data de validade, números seriais, lotes e qualquer outro código importante para o seu monitoramento são registrados para favorecer a rastreabilidade.


Qual é a importância da implementação da rastreabilidade?

Empresas à procura de uma produção enxuta, otimizada e pautada na gestão da qualidade podem optar pela rastreabilidade do chão de fábrica. Além, é claro, das indústrias que respondem a requisitos legais para a sua aplicação e também da exigência para a obtenção da ISO 9001.


Mas vamos entender outros motivos para a sua consideração nesse tipo de método.


Identificação agilizada de problemas

Digamos que um produto apresente problemas. Por meio da rastreabilidade do chão de fábrica, o lote desse item pode ser identificado rapidamente, garantindo um plano de ação veloz e efetivo para contornar o problema.


Sem falar o quanto isso impacta positivamente no atendimento ao consumidor. Em recalls, por exemplo, a rastreabilidade é o diferencial para a agilidade na prestação de esclarecimentos às pessoas e também para o recolhimento dos produtos com o problema diagnosticado.


Controle de estoque

Esse método é interessante para garantir o uso racional e estratégico de suas matérias-primas. Afinal de contas, com a rastreabilidade fica mais fácil a identificação da quantidade de produtos usados de acordo com a capacidade produtiva da sua indústria.


Eficiência de processos

Com os benefícios acima citados, sua indústria obtém mais qualidade nos processos produtivos, deixando-os mais eficientes e gradualmente com menos prejuízos e desperdícios.


Como implementar a rastreabilidade do chão de fábrica?

Por meio dos pontos mencionados anteriormente, é fácil perceber o quanto a rastreabilidade do chão de fábrica pode agregar ao valor da sua marca, não é mesmo?


De maneira que você entenda como isso tudo vai funcionar na prática, contudo, aí vão as nossas sugestões para uma implementação rápida e eficiente desse método:

  • O investimento em tecnologias é imprescindível, atualmente, para uma integração de informações e agilizar ainda mais a rastreabilidade;

  • Identifique soluções personalizáveis, que possam ser flexibilizadas de acordo com a sua realidade, necessidades e objetivos;

  • Colete as informações em tempo real. Para isso, é importante ter todos os processos e itens usados no fluxo produtivo devidamente mapeados para o posterior registro deles em suas plataformas digitais;

  • Monitore constantemente os resultados para não se limitar ao chão de fábrica, mas à identificação de novas oportunidades dentro de outros indicadores de desempenho.

Vale observar, por fim, que a tecnologia é o pavimento dessa revolução que pode ocorrer na rotina produtiva da sua indústria. Se você quiser entender um pouco mais a respeito da aplicação prática da rastreabilidade do chão de fábrica, entre em contato e fale agora mesmo com um de nossos especialistas!

228 visualizações0 comentário
bottom of page