Para alguns setores industriais — como o alimentício e a indústria farmacêutica, entre outros —, a rastreabilidade do chão de fábrica é uma exigência. É, também, um requisito para quem almeja a ISO 9001, uma das principais certificações de Gestão da Qualidade.
Se você ainda não sabe para que serve esse tipo de trabalho, indo além do alinhamento às normas, acompanhe-nos ao longo desta leitura! Vamos explicar o quanto esse método de trabalho pode agregar mais valor aos seus serviços e produtos desenvolvidos.
Boa leitura!
O que é rastreabilidade?
A ideia geral da rastreabilidade do chão de fábrica é a identificação de todos os materiais utilizados ao longo da cadeia produtiva. Isso inclui:
Matérias-primas;
Insumos;
Componentes usados nos produtos finais.
Aí, toda informação relevante, como data de validade, números seriais, lotes e qualquer outro código importante para o seu monitoramento são registrados para favorecer a rastreabilidade.
Qual é a importância da implementação da rastreabilidade?
Empresas à procura de uma produção enxuta, otimizada e pautada na gestão da qualidade podem optar pela rastreabilidade do chão de fábrica. Além, é claro, das indústrias que respondem a requisitos legais para a sua aplicação e também da exigência para a obtenção da ISO 9001.
Mas vamos entender outros motivos para a sua consideração nesse tipo de método.
Identificação agilizada de problemas
Digamos que um produto apresente problemas. Por meio da rastreabilidade do chão de fábrica, o lote desse item pode ser identificado rapidamente, garantindo um plano de ação veloz e efetivo para contornar o problema.
Sem falar o quanto isso impacta positivamente no atendimento ao consumidor. Em recalls, por exemplo, a rastreabilidade é o diferencial para a agilidade na prestação de esclarecimentos às pessoas e também para o recolhimento dos produtos com o problema diagnosticado.
Controle de estoque
Esse método é interessante para garantir o uso racional e estratégico de suas matérias-primas. Afinal de contas, com a rastreabilidade fica mais fácil a identificação da quantidade de produtos usados de acordo com a capacidade produtiva da sua indústria.
Eficiência de processos
Com os benefícios acima citados, sua indústria obtém mais qualidade nos processos produtivos, deixando-os mais eficientes e gradualmente com menos prejuízos e desperdícios.
Como implementar a rastreabilidade do chão de fábrica?
Por meio dos pontos mencionados anteriormente, é fácil perceber o quanto a rastreabilidade do chão de fábrica pode agregar ao valor da sua marca, não é mesmo?
De maneira que você entenda como isso tudo vai funcionar na prática, contudo, aí vão as nossas sugestões para uma implementação rápida e eficiente desse método:
O investimento em tecnologias é imprescindível, atualmente, para uma integração de informações e agilizar ainda mais a rastreabilidade;
Identifique soluções personalizáveis, que possam ser flexibilizadas de acordo com a sua realidade, necessidades e objetivos;
Colete as informações em tempo real. Para isso, é importante ter todos os processos e itens usados no fluxo produtivo devidamente mapeados para o posterior registro deles em suas plataformas digitais;
Monitore constantemente os resultados para não se limitar ao chão de fábrica, mas à identificação de novas oportunidades dentro de outros indicadores de desempenho.
Vale observar, por fim, que a tecnologia é o pavimento dessa revolução que pode ocorrer na rotina produtiva da sua indústria. Se você quiser entender um pouco mais a respeito da aplicação prática da rastreabilidade do chão de fábrica, entre em contato e fale agora mesmo com um de nossos especialistas!
コメント