top of page
Buscar
  • Foto do escritorContato EasyPro

O que é exatamente o Hololens?

O Hololens é um dispositivo desenvolvido pela Microsoft que utiliza realidade mista em sua concepção. Esses óculos criam ambientes virtuais de alta definição, permitindo, assim, interações entre a realidade aumentada e o usuário. Ele foi introduzido em 2015 no mercado, modelos de sistemas e dispositivos baseados nesta tecnologia são considerados o futuro da computação.


Diferentemente de outras opções de realidade virtual ou aumentada existentes no mercado, o Hololens não funciona ligado a um smartphone ou a um computador. Ele tem seu próprio sistema operacional: o Windows 10. Além disso, o aparelho possui uma câmera, sensores e processadores que compreendem gestos e comandos de voz, bem como fazem o mapeamento do ambiente para melhor posicionar os hologramas.


O aparelho pode ser utilizado para diferentes fins corporativos. O mais procurado é para treinamentos práticos, seja porque envolvem atividades de risco, seja porque representam altos custos para as organizações, como por exemplo, operações de maquinários e consertos de aeronaves.


Com a tecnologia de realidade mista que está por trás do dispositivo, é possível fazer a simulação desses processos de forma muito realista, fazendo com que os profissionais aprendam sem riscos à sua segurança, além de reduzir os custos de treinamento da empresa.


Outra possibilidade é o uso da tecnologia para enriquecer a experiência do consumidor e dos profissionais em rotinas normais de trabalhos, dentro de escritórios, em contextos de negócio, integrando um dispositivo para facilitar as atividades dos funcionários.


Mesmo que ainda seja considerada uma tendência em desenvolvimento, algumas empresas já reconhecem a importância de investir no desenvolvimento da tecnologia que cria dispositivos com realidade mista.


Já existem empresas que, por acreditarem no potencial da realidade mista para melhorar seus treinamentos e processos de ensino, correram logo para testar essa solução.


A Japan Airlines fez uma parceria para usar o dispositivo de realidade mista como ferramenta de treinamento para seus funcionários. O objetivo era otimizar o processo de formação do time, sem que os profissionais precisassem se locomover a um local físico para realizar as capacitações práticas necessárias.


Outra empresa que adotou essa tecnologia é a Western Reverse University. A instituição criou um programa de anatomia holográfica que melhora o ensino dessa área para os estudantes, permitindo que eles tenham uma visão completa do interior do corpo humano em funcionamento.


110 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page