top of page
Buscar
  • Foto do escritorContato EasyPro

O que é a Tecnologia 5G e o que ela representa para a Indústria?

A Tecnologia 5G chegou ao Brasil para trazer mais velocidade para baixar e enviar arquivos, reduzir o tempo de resposta entre dispositivos e deixar as conexões mais estáveis. Ou seja, para revolucionar o que conhecemos por internet móvel.

Se formos comparar com a conhecida Tecnologia 4G, o 5G alcança até 100 vezes mais velocidade de internet. Por exemplo, um arquivo de 25GB que antes era baixado em 35 minutos, agora pode ser baixado em 21 segundos.


Baixa latência também é um benefício, ou seja, o delay entre um aparelho e os servidores de internet é praticamente inexistente. Ao fazer uma videochamada, não é mais preciso esperar alguns segundos para que o interlocutor nos veja e ouça. A conexão também é mais confiável e permite que diversos dispositivos se conectem ao mesmo tempo. Para termos noção, imagine que numa área de 1km² seria possível ter até 1 milhão de coisas conectadas.


A integração da Internet das Coisas, Manufatura Aditiva, Robótica, Inteligência Artificial, Realidade Aumentada, Visão Computacional e tantas outras novidades tecnológicas, prometem uma aceleração da Indústria 4.0.


Pense em uma linha de produção utilizando redes habilitadas para 5G. O rastreamento de produtos será em tempo real, com dados muito mais confiáveis que os atuais. A eficiência será maior tanto na produção quanto nas tomadas de decisões.


Mas para isso acontecer de fato, toda a cadeia envolvida no setor industrial precisa estar de acordo com os conceitos da Indústria 4.0, adotando uma infraestrutura fluida e ágil. Desenvolver softwares, equipamentos e aplicações que explorem ao máximo o potencial da nova tecnologia é essencial e urgente.


A indústria do futuro será dinâmica. Seus processos são cada vez mais auto ajustáveis e autorregulados. Isso provoca uma curva de crescimento sustentada pelo aumento da agilidade e da produtividade.


A gestão de ativos, instalações e utilidades é outro campo que pode se beneficiar muito com a implantação de redes 5G. A prática da manutenção preditiva se tornará mais comum, pois mais sensores, máquinas e robôs serão conectados, o que facilitará o rastreamento do desempenho dos equipamentos e melhor detecção do estado de falha, gerando tempo para ações que busquem a máxima disponibilidade dos ativos e, assim, reduzir o tempo de inatividade.


A cadeia produtiva totalmente inteligente, automatizada e integrada está cada vez mais próxima de se tornar realidade.


E aqui na EasyPro estamos trabalhando diariamente para agregar na Indústria 4.0. Além dos nossos modernos softwares de checklist, monitoramento de desempenho e inspeção de qualidade, estamos implementando a visão computacional no Easy Time. A partir dela poderemos rastrear o movimento corporal dos operários no chão de fábrica, corrigindo postura, adotando padrões de deslocamento e reduzindo o tempo de atividades que não agregam à produção.


Entre agora em contato com nosso time de especialistas e veja como a EasyPro pode atuar para modernizar seu chão de fábrica.


4 visualizações0 comentário
bottom of page