top of page
Buscar
  • Foto do escritorConteúdo_EasyPro

Não Deixe de Fazer o Balanceamento de Linha


Qualquer unidade industrial que lide com um cronograma estabelecido de entrega, produção e também conte com uma linha de montagem que segue um fluxo contínuo de trabalho, deveria considerar fazer o balanceamento de linha e re-balancear periodicamente.


Afinal de contas, esse processo pode ser de grande valia para uma eficiente gestão da produção, do controle e monitoramento. Sabendo como proceder em sua rotina produtiva e os limites de capacidade, organização e de produtividade, sua organização só vai encontrar benefícios.


Vejamos, a seguir, como você pode fazer um balanceamento de linha e com isso promover melhorias na sua gestão da produção!


O que é balanceamento de linha?


Em um esforço de reduzir desperdícios e nivelar todo o fluxo produtivo, o balanceamento de linha surge para promover melhorias no dia a dia.


Com ele, a produção se torna mais precisa e alinhada com os outros setores da organização. Para que a sua implementação ocorra de maneira objetiva, esclarecedora e eficaz, vale a pena observar as etapas necessárias para tirar o balanceamento de linha do papel:

  • Especificação da relação entre as tarefas por meio de um diagrama completo do fluxo de trabalho;

  • Determinação do tempo necessário para completar um ciclo completo desse fluxo;

  • Definição do número de estações de trabalho necessárias para, em tese, realizar uma produção eficiente;

  • Confirmação a capacidade produtiva por maquinário e turnos de trabalho;

  • Delegação de tarefas, conferindo uma somatória que equilibre as estações de trabalho igualmente;

  • Avaliação da eficiência de sua linha de produção.

Bom destacar que, como cada linha de produção tem as suas particularidades, o balanceamento de linha pode ser personalizado para supri-las, individualmente. Assim, sua gestão da produção é amparada de maneira específica tanto na metodologia, como em mudanças generalizadas no ambiente de trabalho — e, aqui, pensamos em transformações que se adaptam a todo tipo de empresa.


Por exemplo: ergonomia adequada nas estações de trabalho é uma mudança bem-vinda e eficiente para qualquer negócio. O mesmo vale para o investimento adequado em tecnologias assertivas e focadas no seu ramo de atuação.


Como aplicar o balanceamento de linha na sua gestão da produção?


Existe uma fórmula que pode ser aplicada a fim de observar como o balanceamento de linha vai ser executado na sua rotina.

Abaixo, indicamos as variáveis a serem consideradas inicialmente, e depois aplicadas na fórmula:

  • Considere o TC como tempo de ciclo e/ou a quantidade produzida no tempo determinado;

  • O N vai ser a variável considerando o tempo total para produzir um componente do tempo total do ciclo;

  • NR configura-se como o número real de funcionários;

  • “E”, neste caso, é a eficiência do balanceamento de linha.

Para verificar os detalhes da fórmula, acesse o link.


A partir do cálculo você vai entender se existe algum tipo de gargalo e poderá corrigir para alcançar pleno êxito. Dessa forma, com uma linha produção balanceada, produzirá mais, com menos desperdícios. Vale sempre a pena observar os melhores métodos para tornar o trabalho da sua empresa otimizado.


--


E nós aqui na EasyPro sabemos que todo esse controle não é fácil. Por isso contamos com 4 soluções para auxiliar na gestão do chão de fábrica. Conheça o Easy Time, o Easy Control, o Easy Quality e o Easy Check.

193 visualizações0 comentário
bottom of page