Qualquer unidade industrial que lide com um cronograma estabelecido de entrega, produção e também conte com uma linha de montagem que segue um fluxo contínuo de trabalho, deveria considerar fazer o balanceamento de linha e re-balancear periodicamente.
Afinal de contas, esse processo pode ser de grande valia para uma eficiente gestão da produção, do controle e monitoramento. Sabendo como proceder em sua rotina produtiva e os limites de capacidade, organização e de produtividade, sua organização só vai encontrar benefícios.
Vejamos, a seguir, como você pode fazer um balanceamento de linha e com isso promover melhorias na sua gestão da produção!
O que é balanceamento de linha?
Em um esforço de reduzir desperdícios e nivelar todo o fluxo produtivo, o balanceamento de linha surge para promover melhorias no dia a dia.
Com ele, a produção se torna mais precisa e alinhada com os outros setores da organização. Para que a sua implementação ocorra de maneira objetiva, esclarecedora e eficaz, vale a pena observar as etapas necessárias para tirar o balanceamento de linha do papel:
Especificação da relação entre as tarefas por meio de um diagrama completo do fluxo de trabalho;
Determinação do tempo necessário para completar um ciclo completo desse fluxo;
Definição do número de estações de trabalho necessárias para, em tese, realizar uma produção eficiente;
Confirmação a capacidade produtiva por maquinário e turnos de trabalho;
Delegação de tarefas, conferindo uma somatória que equilibre as estações de trabalho igualmente;
Avaliação da eficiência de sua linha de produção.
Bom destacar que, como cada linha de produção tem as suas particularidades, o balanceamento de linha pode ser personalizado para supri-las, individualmente. Assim, sua gestão da produção é amparada de maneira específica tanto na metodologia, como em mudanças generalizadas no ambiente de trabalho — e, aqui, pensamos em transformações que se adaptam a todo tipo de empresa.
Por exemplo: ergonomia adequada nas estações de trabalho é uma mudança bem-vinda e eficiente para qualquer negócio. O mesmo vale para o investimento adequado em tecnologias assertivas e focadas no seu ramo de atuação.
Como aplicar o balanceamento de linha na sua gestão da produção?
Existe uma fórmula que pode ser aplicada a fim de observar como o balanceamento de linha vai ser executado na sua rotina.
Abaixo, indicamos as variáveis a serem consideradas inicialmente, e depois aplicadas na fórmula:
Considere o TC como tempo de ciclo e/ou a quantidade produzida no tempo determinado;
O N vai ser a variável considerando o tempo total para produzir um componente do tempo total do ciclo;
NR configura-se como o número real de funcionários;
“E”, neste caso, é a eficiência do balanceamento de linha.
Para verificar os detalhes da fórmula, acesse o link.
A partir do cálculo você vai entender se existe algum tipo de gargalo e poderá corrigir para alcançar pleno êxito. Dessa forma, com uma linha produção balanceada, produzirá mais, com menos desperdícios. Vale sempre a pena observar os melhores métodos para tornar o trabalho da sua empresa otimizado.
--
E nós aqui na EasyPro sabemos que todo esse controle não é fácil. Por isso contamos com 4 soluções para auxiliar na gestão do chão de fábrica. Conheça o Easy Time, o Easy Control, o Easy Quality e o Easy Check.
Comments