top of page
Buscar
  • Foto do escritorContato EasyPro

Inteligência Artificial aplicada à Indústria 4.0

O impacto que as tecnologias digitais vem proporcionando novas experiências, novas oportunidades e novos modelos de negócio. Atualmente, a jornada de digitalização é uma realidade que se impõe e que vem ganhando cada vez mais espaço no radar das indústrias que desejam se manter competitivas.


Devido ao avanço da transformação digital, observa-se uma busca por conseguir incorporar inovações e abordagens focadas na geração sistêmica de valor. Nessa pegada, a Inteligência Artificial emerge e traz consigo a possibilidade de empresas repensarem a relação com ecossistemas, criando, assim, produtos de maior qualidade, em ritmo e volumes alinhados às demandas de consumo, com níveis cada vez maiores de eficiência, E este é considerado como um dos grandes saltos tecnológicos para a Indústria 4.0.


Falar sobre Inteligência Artificial aplicada a processos industriais não é algo da ficção científica ou que está completamente fora do alcance e, na grande maioria dos casos, é algo que está muito mais próximo das empresas do que se imagina. Aliás, o uso desse tipo de ferramenta está presente em muitas rotinas de manufatura, permitindo ganhos de produtividade e redução de custos e desperdício de recursos.


Esse cenário de benefícios se materializa de forma mais intensa quando pensamos que ambientes industriais estão cada vez mais permeados por dispositivos interconectados, que se espalham para toda a cadeia de produção e de logística. Isso cria uma base estrutural que faz com que os processos produtivos tornem-se mais inteligentes em escala.


Toda essa intercomunicação habilita um modelo de manufatura mais digital, uma vez que possibilita a coleta, armazenagem e processamento de um enorme volume de dados. A aplicação de Inteligência Artificial, nesse contexto, adiciona uma camada extra de valor, permitindo transformar essa massa de informações em insights e ações que levem as operações a um outro patamar de eficiência.


A Inteligência Artificial aplicada à Indústria ajuda a lidar com processos repetitivos, possibilitando otimizações em escala e liberando os recursos mais valiosos para que foquem em atividades mais estratégicas dentro do processo. Um ponto interessante, ainda, é que com a Indústria 4.0, esse cenário se expande desde o chão de fábrica até os processos corporativos a partir de uma pirâmide de automação para geração sistêmica de valor.


8 visualizações0 comentário
bottom of page