top of page
Buscar
  • Foto do escritorContato EasyPro

Inteligência Artificial na indústria: produção inteligente

A cada dia, a indústria vem se tornando mais digitalizada. Os dados são continuamente gerados, processados e analisados. Os volumes de dados em ambientes de produção são a base na qual as representações digitais de usinas e sistemas inteiros são geradas.


A Inteligência Artificial vem sendo estudada nos últimos 30 anos. Por todo esse tempo, diversos avanços foram feitos nesse segmento tecnológico. A utilização da Inteligência Artificial na indústria cria novas oportunidades para uma produção flexível e eficiente, mesmo quando se trata de produtos complexos e cada vez mais personalizados em pequenos lotes.


As primeiras aplicações reais da Inteligência Artificial já estão encontrando um lugar em atividades industriais regulares, incluindo o reconhecimento de linguagem para execução de tarefas básicas, a documentação de ambientes por meio de câmeras, raios laser ou raios-X e o fornecimento de assistentes pessoais virtuais na logística.


Segundo um estudo realizado pela PwC, um total de 62% das grandes empresas trabalham com Inteligência Artificial desde 2018.


O Big Data e a Inteligência Artificial impulsionam a Indústria 4.0. As soluções de software inteligentes podem utilizar os altos volumes de dados gerados por uma fábrica para identificar tendências e padrões que podem ser usados para tornar os processos de fabricação mais eficientes e reduzir seu consumo de energia. É desta forma que as usinas estão constantemente se adaptando às novas circunstâncias e passando por otimização, sem necessidade de entrada do operador.


Uma condição prévia para a Indústria 4.0 e para a Inteligência Artificial é uma infraestrutura de TI de última geração, de ponta a ponta, independentemente do tamanho da empresa. Esta é a única forma pela qual uma empresa pode se tornar parte do futuro digital. Mas isto deve ser sempre acompanhado por uma conscientização de que a digitalização e a segurança cibernética precisam andar de mãos dadas.


10 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page