Buscar
  • Contato EasyPro

Importância do OEE na indústria

O OEE – indicador de desempenho de produção é um indicador muito utilizado na indústria, apontando o nível de eficiência de um equipamento. Ele trabalha em conjunto com a filosofia da manufatura enxuta, esse é um índice de extrema importância para a melhoria dos processos.


Com esta métrica, é possível saber quanto tempo é realmente gasto na produção. Com o cálculo é possível reduzir desperdícios e aumentar o desempenho das máquinas, aprimorando a operação.


Com o indicador de performance, o ritmo de produção é avaliado, gerando dados sobre a velocidade de produção de cada produto, comparando com o nível de agilidade esperado.


Como realizar o cálculo e trazer os melhores resultados para sua indústria? A fórmula que representa o cálculo é OEE = disponibilidade x qualidade x performance.

- A disponibilidade é colocada como o tempo de execução final em relação ao tempo planejado. O tempo de execução, por sua vez, é traduzido pelo tempo de produção planejado com o tempo de parada subtraído;

- A qualidade é calculada como o tempo produtivo, ou seja, aquilo que foi finalizado o mais rápido possível, sem tempo de parada, em relação ao tempo de execução líquido,

- A performance é a proporção entre tempo de ciclo esperado, ou ciclo ideal, multiplicado pela contagem final, dividido pelo seu tempo de execução. O ciclo ideal é representado pelo período mais rápido em que um item é fabricado. Ao ser multiplicado pela contagem total, esse índice é encontrado.

A qualidade é um índice utilizado para medir produtos e itens que apresentam defeitos, e não podem ser entregues ao cliente. É fundamental, portanto, manter o controle e monitorar constantemente a produção em série.

O OEE beneficia no planejamento de produção industrial, monitorando a operação e engloba diversos setores, otimizando a linha de produção. Entre as principais vantagens estão:

- Utilização do tempo de forma inteligente;

- Aproveitamento maximizado de equipamentos;

- Aumento dos níveis de qualidade dos itens fabricados;

- Redução de falhas e desperdício de materiais;

- Entrega de produtos dentro do prazo,

- Correção de erros e redução de retrabalho.

Esta ferramenta traduz a eficiência global de máquinas em uma indústria, mensurando a capacidade de fabricação de novos itens.


16 visualizações0 comentário