top of page
Buscar
  • Foto do escritorConteúdo_EasyPro

Gestão Industrial: Você Sabe o que é Apontamento de Produção?



Melhorias no processo de trabalho são fundamentais para garantir o constante desenvolvimento do seu negócio e deixá-lo mais competitivo. Para tanto, vale a pena conhecer os principais elementos que contribuem para uma gestão industrial eficiente, como é o caso do apontamento de produção.


Neste post, vamos explicar o seu conceito, os benefícios de investir no apontamento de produção e como dar os primeiros passos na sua execução. Boa leitura!


O que é o Apontamento de Produção?


Resumidamente, o método de apontamento de produção permite o registro de todas as etapas pelas quais um item percorre dentro de sua linha de trabalho no interior da fábrica.


Ou seja: do início ao fim do fluxo produtivo, esse item é monitorado com os mais diversos índices e métricas, o que contribui para o surgimento de ocorrências — em geral, as indesejadas, gerando assim insights positivos para tomada de decisão e mudanças de rumo.


Para tanto, todo tipo de técnica ou tecnologia podem ser aplicadas para garantir o sucesso dessa empreitada, como:


  • Câmeras;

  • Sensores;

  • Balanças automáticas.

  • Softwares Inteligentes.


Todo tipo de equipamento, portanto, que facilite esse monitoramento qualitativo do que acontece no chão da fábrica.


Quais são os Tipos de Apontamento de Produção?


Além da breve situação exemplificada no tópico anterior, você pode valorizar o apontamento de produção de acordo com os seus interesses, necessidades e objetivos — o que influencia em todo o processo com base em algumas características flexíveis, conforme os tipos de apontamentos que vamos discorrer logo abaixo:


  • Apontamento em tempo real (manual ou automático), que consiste no repasse de dados, em tempo real, para que o setor de análise acompanhe o processo de fabricação dos itens;

  • Apontamento retroativo, que se caracteriza por informações repassadas com atraso ao momento de finalização do produto. Isso se dá, em média, por conta do caráter manual do procedimento (preenchimento de formulários, por exemplo).

  • Com essas opções, você colhe os benefícios da estratégia indo de acordo com a realidade de sua fábrica, especificamente.


Por que implantar um sistema de apontamento de produção?


Esse tipo de trabalho confere à rotina de sua indústria muitos benefícios. Entre os principais, podemos destacar os seguintes:


  • Agilidade no diagnóstico de problemas na produção, e consequente rapidez na solução do imprevisto;

  • Conhecimento pleno do que está acontecendo na produção;

  • Avaliação de toda a produtividade — coletiva e individual de cada funcionário —, permitindo um controle maior de métricas ainda mais variadas;

  • Rastreabilidade facilitada dos produtos e lotes confeccionados;

  • Gestão de custos otimizada, havendo menos desperdícios e prejuízo na sua cadeia produtiva;

  • Controle de estoques eficaz.


É muito importante estabelecer uma padronização completa das atividades de sua indústria. Algo que, com o tempo, facilita o treinamento de profissionais e torna toda a sua rotina mais controlada, segura e eficiente.


Ou seja: mais valor agregado tanto interna quanto externamente para a reputação com clientes e o mercado em geral do seu nicho de atuação.


___


Aqui na EasyPro oferecemos soluções inteligentes e inovadoras para padronização de métodos, monitoramento de desempenho, indicadores em tempo real e auditorias dos processos. Os dados recolhidos do chão de fábrica são essenciais para o crescimento do seu negócio. Entre em contato agora mesmo, saiba mais sobre as funcionalidades de nossas soluções.

324 visualizações0 comentário
bottom of page