top of page
Buscar
  • Foto do escritorConteúdo_EasyPro

Fábricas Inteligentes e a Indústria 4.0

Atualizado: 24 de fev. de 2021




Fábricas inteligentes são movidas por inovação. Para isso, buscam um constante monitoramento de soluções e técnicas associadas à transformação digital. Não à toa, esse é o DNA da indústria 4.0.


Entender como essas ferramentas podem mudar a maneira de gerir e lidar com os processos cotidianos pode também agregar um salto de inovação para o seu negócio.


Por isso, siga com esta leitura e entenda conosco o que são as fábricas inteligentes e como você pode introduzir essa ideia a partir da digitalização da sua empresa!


O que são fábricas inteligentes?


Não se trata apenas de aplicar ferramentas de tecnologia na rotina da empresa, mas de inovar para a constante melhoria dos seus processos, obtendo assim resultados melhores.


As fábricas inteligentes, então, fazem uso estratégico da tecnologia para dar um salto em produtividade, agilidade e eficiência sem que, com isso, os custos aumentem proporcionalmente. Para tanto, vale a pena apoiar-se nas seguintes estruturas:

  • Responsiva, que é o tipo de empresa preparada para agir e reagir diante de diferentes cenários;

  • Flexível, que torna o processo adaptável a todo tipo de demanda;

  • Conectada, gerando integração entre os setores para uma tomada de decisão assertiva e segura.

Cada vez mais, as empresas que adotam esse tipo de atenção e soluções conseguem gerar mais vantagens competitivas.


Como Avançar Nesse Conceito?


Algumas ferramentas têm contribuído ativamente para melhorar a velocidade de produção (e a sua respetiva qualidade), sem aumentar as despesas da empresa, como:

  • Robôs autônomos, cujo trabalho tem oferecido agilidade, eficiência e padronização dos processos;

  • Internet das coisas, que cria um diálogo eficiente entre os maquinários e os operadores, promovendo mais conectividade e comunicação entre os setores;

  • Cibersegurança para agregar mais proteção aos dados gerados e compartilhados internamente na sua empresa;

  • Realidade virtual e aumentada, que são tecnologias similares, mas com propósitos únicos para o treinamento dos profissionais e também para tornar o ambiente de trabalho mais produtivo e eficiente;

  • Big Data Analytics, que consiste na análise estratégica de todo dado gerado pelos seus profissionais e equipamentos. Algo que facilita no acompanhamento de índices de desempenho para o constante aprimoramento do trabalho;

  • Soluções de Softwares, responsáveis pelo controle de qualidade, padronização de métodos, monitoramento de desempenho e auditorias de processos. Aliados a um ERP, eles agregam mais eficiência produtiva em toda a empresa.

Ou seja: diversas soluções que dialogam entre si, inclusive, favorecendo um trabalho harmonioso com a sua mão de obra em prol de resultados melhores e de maneira gradual.


Como as Fábricas Inteligentes se Associam à Indústria 4.0?


O conceito de indústria 4.0 já vem sendo citado ao longo dos últimos anos, mas adquiriu mais força em decorrência dos resultados alcançados. E o que isso significa? Basicamente, que as fábricas inteligentes abraçaram a ideia dessa onda revolucionária do setor.


Tudo porque as soluções tecnológicas podem ser usadas para acumular índices mais expressivos para o seu negócio. De maneira estratégica, planejada e alinhada aos seus objetivos e necessidades, as fábricas inteligentes recebem como retorno:


  • Aumento da produtividade com mais economia;

  • Capacidade maior de antever gargalos e imprevistos na produção;

  • Mais controle de toda a cadeia de produção e logística;

  • Flexibilidade para ajustar os processos de acordo com cada demanda;

  • Agilidade no ajuste de processos.


Quer saber, na prática, como sua unidade fabril pode se aproximar da Indústria 4.0?Entre em contato conosco e fale com um de nossos especialistas!

59 visualizações0 comentário
bottom of page