top of page
Buscar
  • Foto do escritorConteúdo_EasyPro

Filmagem dos Processos como Alternativa do Novo Normal



Nesses tempos de distanciamento, que estamos chamando de “novo normal”, muitas indústrias estão sendo obrigadas a restringir as viagens dos técnicos em suas unidades fabris. Não podendo fazer o deslocamento, os analistas de processos precisam inovar para monitorar como os métodos estão sendo desenvolvidos.


Afinal de contas: como garantir que a unidade está produzindo dentro do padrão?


Para isso, a filmagem dos processos tem se mostrado como uma alternativa de suma importância nesse contexto do novo normal. E, neste post, vamos mostrar o quanto o seu negócio pode se beneficiar disso, independentemente do momento atual, para garantir um profundo alinhamento com as grandes tendências do mercado dentro da revolucionária indústria 4.0. Confira!


A Importância da Filmagem dos Processos


A produção em larga escala foi uma das grandes inovações industriais de séculos passados. Do vapor ao uso de máquinas e à divisão de trabalho em etapas, o setor agora se qualifica a partir de dois elementos que se integram: tecnologia e monitoramento.


A primeira é mais ampla, está associada ao uso de soluções digitais que promovem mais produtividade, automatização de processos e uma série de outros benefícios. Já o monitoramento conta com algumas dessas ferramentas para entender a capacidade produtiva de sua indústria e aprender a torná-la mais eficiente gradualmente.


Até por isso já existe o Estudo de Movimentos e Tempos, que foi idealizado como um meio de compreensão do tempo investido para a produção de cada item. O que amplia o conhecimento dos gestores também sobre outras questões, como:

  • A análise do Método;

  • A capacidade de produção de cada funcionário;

  • A capacidade de produção de cada equipamento.

Com a filmagem dos processos, esse trabalho pode ser qualificado ainda mais — sendo um dos grandes trunfos dos especialistas que trabalham como cronoanalistas.


Os Benefícios da Filmagem dos Processos


Diante do contexto de “novo normal” nas empresas, em decorrência da pandemia causada pela Covid-19, a filmagem dos processos apresentou-se como uma metodologia precisa e segura. Sem falar na possibilidade de permitir a relação do tempo de produção com o que acontece, de fato, no ambiente de trabalho.


Assim, identificam-se o ambiente e o posto de trabalho, no dia a dia em que o operador está inserido. Eventuais ajustes podem ser observados e diagnosticados com facilidade, agilizando a tomada de decisão.


Outros pontos positivos que podem ser analisados com o uso da filmagem dos processos:

  • Definição do melhor método de trabalho;

  • Melhoria na produtividade;

  • Redução de custos em toda a cadeia produtiva sob monitoramento;

  • Estabelecimento de padrões para o fluxo de trabalho;

  • Eliminação de etapas que pouco agregam e só geram custos;

  • Melhoria no processo de planejamento.

Além da medição do desempenho, como informamos no tópico anterior.


O Funcionamento desse Processo Inserido na Indústria 4.0


No novo normal, a filmagem dos processos mantém distância segura entre os colaboradores e confere a total conveniência para monitorar a estação de trabalho. Ainda mais porque esse tipo de atividade compete muito cuidado, para os gestores, a fim de garantir a segurança e o bem-estar de todos.


E, com esse método, existe uma separação física em todas as etapas — tanto no mapeamento quanto na filmagem dos processos e também no cálculo posterior. Vale destacar, ainda, que já existe uma solução completamente adequada ao que promete instaurar o “novo normal” nas empresas.


O Easy Time


O Easy Time é uma ferramenta que lida com a filmagem dos processos, calcula o tempo dos mesmos e ainda armazena os vídeos realizados em uma plataforma segura, de fácil acesso e com medidas anti vazamento de informação.


Sua equipe permanece em segurança e o monitoramento de sua empresa pode ser feito à distância, sem contato e sem perder a eficácia no procedimento. Consequentemente, sua empresa permanece em desenvolvimento e sempre se alinhando às melhores práticas do mercado.


Para entender melhor como funciona o Easy Time, entre em contato com um de nossos especialistas e descubra como a nossa ferramenta pode ajudar a construir o novo normal na rotina da sua indústria!

60 visualizações0 comentário
bottom of page