top of page
Buscar
  • Foto do escritorConteúdo_EasyPro

Ferramentas Importantes para o Controle de Qualidade na Indústria





As últimas revoluções industriais nos mostram uma evolução evidente em melhorias no controle de qualidade: dos processos manuais de produção e verificação ao auxílio digital de performance. Das barulhentas e imprecisas máquinas a vapor às tecnologias mais assertivas e silenciosas.


E você pode atestar isso ao analisar o mercado: as fábricas estão se adaptando à Indústria 4.0, começando a utilizar soluções tecnológicas que aumentam a produtividade, reduzem custos e evitam desperdício e retrabalho.


É exatamente sobre isso que vamos discutir neste artigo. Vamos apresentar para você algumas das principais ferramentas focadas no controle de qualidade na indústria.


Como é o Controle de Qualidade?


O controle de qualidade foi pensado para gerar melhor visibilidade e uma eficiência continuamente aprimorada em todas as etapas do seu fluxo de produção: da matéria-prima à entrega ao seu cliente.


Para tanto, é fundamental que exista uma integração desses processos — que, por sua vez, serão prontamente mapeados —, reduzindo a ocorrência de imprevistos e riscos na cadeia produtiva.


Em seguida, ao analisar a capacidade de cada turno, você tem a média diária que pode ser feita dentro dos padrões de excelência exigidos em sua cultura organizacional. Levando em conta também, é claro, qualquer tipo de obstáculo para que ele seja rapidamente contornado.


Dessa maneira, os seus colaboradores sabem, exatamente, quais produtos estão dentro desse padrão elevado e rigoroso — seguindo, à risca, todos os itens que fazem do seu negócio um diferencial nesse mar de competitividade padronizada.


Quais ferramentas usar para o controle de qualidade da indústria?


Atualmente, há diversos sistemas colaborativos que têm como objetivo auxiliar no controle de qualidade dos processos da indústria. Entre eles, estão:


ERP — Enterprise Resource Planning


O sistema de ERP é uma das principais soluções para as melhorias em seu controle de qualidade. E tudo porque ele promove a integração dos departamentos de sua indústria e contribui com o planejamento, monitoramento e elaboração de relatórios de acordo com as suas principais métricas.


Assim, fica mais fácil o diagnóstico de eventuais gargalos produtivos, além de oferecer todos os parâmetros essenciais a serem seguidos para o seu controle de qualidade. Ideal, então, para o aumento de produtividade, redução de custos e padronização dos processos.


MES — Manufaturing Execution Systems


A ferramenta está inserida, hoje em dia, na necessidade de digitalização das empresas. Isso porque ela atua como um auxiliar de gerenciamento — desde a sua coordenação às etapas de produção e execução. Isso garante amplitude na avaliação de todas as etapas do trabalho.


Qualquer problema é rapidamente identificado e solucionado, já que o seu controle de qualidade tem os parâmetros ideais e também o plano de ação para cada situação adversa enfrentada.


PIMS — Process Information Management Systems


O sistema PIMS é um excelente coletor de dados — e das mais diversas fontes do processo produtivo da sua indústria. Com isso, os registros e performances atuais permitem uma avaliação aprofundada de tudo o que está acontecendo no dia a dia.


Uma ferramenta indispensável, portanto, para gerar insights e também para o diagnóstico rápido de qualquer gargalo e carência dentro do seu fluxo de trabalho.


WMS — Warehouse Management Systems


O WWS tem entre os seus principais objetivos a redução de custos e a qualificação da sua produção. E tudo isso a partir de trabalhos focados em processos operacionais e administrativos. Ele é um sistema de gerenciamento para armazéns, o que facilita o planejamento diário, controle de equipes e recursos disponíveis.


Easy Quality


A solução da EasyPro responsável pela qualidade. Através do Easy Quality o colaborador responsável registra todas as não conformidades de forma ágil, em um tablet. Esses dados são processados em tempo real e apresentados em um painel de indicadores, permitindo que a cadeia de ajuda seja acionada imediatamente. O Easy Quality oferece controle efetivo da qualidade nos processos e produtos de uma fábrica.


Saiba mais sobre o Easy Quality. Entre em contato conosco para conhecer as outras soluções da EasyPro. Inove e embarque de vez na Indústria 4.0.

77 visualizações0 comentário
bottom of page