top of page
Buscar
  • Foto do escritorConteúdo_EasyPro

Explicando o Gráfico Yamazumi

Atualizado: 15 de dez. de 2020


Na indústria, é fundamental conhecer cada engrenagem do fluxo de trabalho. E com o auxílio da tecnologia e metodologias aplicadas no dia a dia do seu negócio, essa eficiência produtiva pode ser gradualmente alcançada. Com o gráfico Yamazumi — ou quadro Yamazumi —, o empilhamento de informações sobre um processo tem oferecido perspectivas diferenciadas para o gestor tomar decisões e melhorar o trabalho no chão de fábrica.


Ainda não conhece o gráfico Yamazumi e nem os seus benefícios? Então, siga com a leitura deste post!


O que é o Gráfico Yamazumi?


Basicamente consiste em um gráfico de barras empilhadas. Por meio disso, mostra-se a origem do tempo de ciclo em torno de algum processo da sua empresa. Ele é usado para otimizar os processos com base no tempo indicado.


O conceito, em si, já diz muito sobre o objetivo do gráfico Yamazumi, já que a palavra japonesa significa “empilhar”. Portanto, ao aplicar o método, as representações são aferidas a partir de barras empilhadas e que costumam ser categorizadas de 3 maneiras:

  • Valor Agregado;

  • Não Agregado a Valor;

  • Desperdício.

No gráfico são exibidos os tempos registrados de duração para cada tarefa monitorada e, em seguida, exibido no gráfico Yamazumi. Em seguida, esses dados são empilhados para representar todo o processo, do início ao fim.


Nos eixos apresentados pela representação gráfica, temos o eixo Y como o tempo de ciclo; e o eixo x que corresponde a cada etapa dele.




Por que Utilizar o Gráfico Yamazumi?


Com base nas representações citadas acima, o gráfico Yamazumi auxilia no balanceamento de linha. Só que também é de grande valia para eliminar resíduos do processo, indo de acordo com as suas necessidades.


Para tornar o fluxo produtivo mais enxuto (até por isso, muitos especialistas associam o gráfico à metodologia lean) e eficiente, o gráfico é um aliado e tanto. Mas esses não são os únicos benefícios em utilizá-lo. A seguir, destacamos outros pontos positivos na sua implementação, como:

  • Ajuda a manter o equilíbrio do takt, quando ele é alterado, e assim todo tipo de desperdício, atraso ou bloqueio é rapidamente percebido;

  • Facilita a comparação com outras seções de trabalho, permitindo a consequente avaliação de onde ocorrem (e quando ocorrem) os gargalos produtivos;

  • Explicita facilidades para a organização de processos, uma vez que o gráfico Yamazumi aponta os melhores componentes individuais monitorados, o que serve como base para replicar aos outros processos;

  • Equilibra a cadeia produtiva, algo que contribui com a otimização do trabalho de todos os setores de maneira harmônica.



Ou seja: trata-se de um meio prático e eficiente de acompanhar o dia a dia da sua indústria, sem ter que depender do instinto e de palpites pouco objetivos. Ao utilizar a ferramenta, é possível entender onde o tempo está sendo desperdiçado em cada processo. Por isso o Gráfico Yamazumi é agora uma função do Easy Time, nossa solução para o controle de tempos e métodos.


Agora, para ir além das explicações deste artigo sobre o gráfico Yamazumi, aproveite para falar com um de nossos especialistas e, assim, dar um passo largo na direção dos seus objetivos com a ajuda das nossas soluções!

3.402 visualizações0 comentário
bottom of page