Prever problemas é uma maneira simples, eficiente e econômica de manter o seu negócio sempre em produção e protegido contra grande parte dos imprevistos do dia a dia. E é aí que a manutenção preditiva pode fazer toda a diferença.
Neste post, vamos mostrar como a checagem programada dos seus equipamentos tem tudo a ver com uma rotina muito mais eficiente e sob controle. Confira, a seguir, a importância da manutenção preditiva!
O que é Manutenção Preditiva?
Diferentemente da manutenção corretiva e da preventiva, a manutenção preditiva mantém constante monitoramento sobre o desempenho de equipamentos e do seu maquinário.
Dessa maneira, assim que a produção ficar abaixo do esperado, por qualquer motivo, esse tipo de manutenção entra em cena para que você programe os reparos sem interferir na produção da sua empresa e sem ter um imprevisto com o maquinário parado por algum defeito.
Quais são os Benefícios de Aplicar a Manutenção Preditiva?
Com planejamento e um bom trabalho de monitoramento, a manutenção preditiva pode trazer diversos benefícios para o seu negócio, como:
Menos tempo gasto com reparos de equipamentos;
Minimização de paradas imprevistas por algum defeito no maquinário;
Menos gastos com peças de reposição dos equipamentos.
Ou seja: basta monitorar o desempenho das máquinas e, com isso, usar a coleta de dados para uma predição mais certeira sobre o momento ideal para fazer a manutenção.
Quais são as Diferenças com a Manutenção Preventiva?
A manutenção preventiva realiza o trabalho de conserto, levando em consideração o tempo de uso ideal de cada peça, fazendo com que a substituição delas ocorra antes mesmo de o equipamento apresentar alguma mudança nos seus parâmetros ideais.
Quando a manutenção preventiva é realizada corretamente, ela evita a manutenção corretiva.
Já a manutenção preditiva segue os modelos ideais de utilização por meio do monitoramento ideal de condições. Ao manter um acompanhamento desses elementos diversos, sua equipe consegue identificar a melhor hora para fazer um reparo rápido e manter o maquinário nas melhores condições de uso.
Como é Realizada a Manutenção Preditiva?
O primeiro passo consiste na identificação dos fatores que ajudam a observar o desempenho dos seus equipamentos, como:
Bateria;
Ultrassom;
Câmera termográfica;
Vibração.
Entre outros. Assim, ao calcular os valores ideais, você sabe como acompanhar e o que fazer quando um desses índices estiverem abaixo do esperado.
A Importância da Tecnologia no Acompanhamento de Máquinas
São muitos os softwares capazes de auxiliar na manutenção preditiva, preventiva e corretiva de máquinas. Assim como existem sistemas capazes de calcular eficiência e produtividade dos equipamentos, como é o caso do Easy Control. Uma solução para a coleta automatizada de produção, produtividade e do registro de paradas de cada máquina na sua empresa.
Entre em contato conosco. Entenda como as soluções da EasyPro podem auxiliar no chão de fábrica de sua unidade industrial.
Comments