Buscar
  • Conteúdo_EasyPro

Explicando a Manutenção Preditiva



Prever problemas é uma maneira simples, eficiente e econômica de manter o seu negócio sempre em produção e protegido contra grande parte dos imprevistos do dia a dia. E é aí que a manutenção preditiva pode fazer toda a diferença.

Neste post, vamos mostrar como a checagem programada dos seus equipamentos tem tudo a ver com uma rotina muito mais eficiente e sob controle. Confira, a seguir, a importância da manutenção preditiva!


O que é Manutenção Preditiva?

Diferentemente da manutenção corretiva e da preventiva, a manutenção preditiva mantém constante monitoramento sobre o desempenho de equipamentos e do seu maquinário.

Dessa maneira, assim que a produção ficar abaixo do esperado, por qualquer motivo, esse tipo de manutenção entra em cena para que você programe os reparos sem interferir na produção da sua empresa e sem ter um imprevisto com o maquinário parado por algum defeito.


Quais são os Benefícios de Aplicar a Manutenção Preditiva?

Com planejamento e um bom trabalho de monitoramento, a manutenção preditiva pode trazer diversos benefícios para o seu negócio, como:

  • Menos tempo gasto com reparos de equipamentos;

  • Minimização de paradas imprevistas por algum defeito no maquinário;

  • Menos gastos com peças de reposição dos equipamentos.

Ou seja: basta monitorar o desempenho das máquinas e, com isso, usar a coleta de dados para uma predição mais certeira sobre o momento ideal para fazer a manutenção.


Quais são as Diferenças com a Manutenção Preventiva?

A manutenção preventiva realiza o trabalho de conserto, levando em consideração o tempo de uso ideal de cada peça, fazendo com que a substituição delas ocorra antes mesmo de o equipamento apresentar alguma mudança nos seus parâmetros ideais.


Quando a manutenção preventiva é realizada corretamente, ela evita a manutenção corretiva.

Já a manutenção preditiva segue os modelos ideais de utilização por meio do monitoramento ideal de condições. Ao manter um acompanhamento desses elementos diversos, sua equipe consegue identificar a melhor hora para fazer um reparo rápido e manter o maquinário nas melhores condições de uso.


Como é Realizada a Manutenção Preditiva?

O primeiro passo consiste na identificação dos fatores que ajudam a observar o desempenho dos seus equipamentos, como:

  • Bateria;

  • Ultrassom;

  • Câmera termográfica;

  • Vibração.

Entre outros. Assim, ao calcular os valores ideais, você sabe como acompanhar e o que fazer quando um desses índices estiverem abaixo do esperado.


A Importância da Tecnologia no Acompanhamento de Máquinas

São muitos os softwares capazes de auxiliar na manutenção preditiva, preventiva e corretiva de máquinas. Assim como existem sistemas capazes de calcular eficiência e produtividade dos equipamentos, como é o caso do Easy Control. Uma solução para a coleta automatizada de produção, produtividade e do registro de paradas de cada máquina na sua empresa.


Entre em contato conosco. Entenda como as soluções da EasyPro podem auxiliar no chão de fábrica de sua unidade industrial.

24 visualizações0 comentário