Buscar
  • Conteúdo_EasyPro

Descubra Como Reduzir as Perdas na Produção



Reduzir as perdas na produção é uma maneira eficiente e prática de garantir o desenvolvimento da sua indústria. Afinal de contas, trata-se de uma estratégia de manter a produtividade e melhorar todos os aspectos do fluxo de trabalho. Qual empresa não almeja economia e melhores resultados?


Acontece que o desperdício ocorre de múltiplas formas no dia a dia. Aprender a identificá-los e a reduzir esse impacto é o grande desafio.


E para você compreender como aplicar isso na prática, ao longo deste artigo vamos explorar as melhores formas de reduzir as perdas na produção, principalmente com o completo mapeamento do seu negócio. Confira!


Por que ocorrem desperdícios na linha de produção?


Diariamente, empresas de todos os portes lutam com a mesma questão: como reduzir as perdas na produção? O desperdício de recursos, tempo e/ou matéria-prima acontecem por diversos fatores.


É importante perceber que a má gestão e a falta de planejamento tendem a capitanear esse tipo de situação problemática na indústria.


É preciso um trabalho monitorado e continuamente avaliado para identificar gargalos produtivos, os diagnósticos e, consequentemente, maneiras para reduzir as perdas na produção.


No geral, os desperdícios podem ser visíveis. Entre os mais perceptíveis, destacamos os seguintes:


  • Produção excessiva no chão de fábrica;

  • Problemas nos equipamentos e maquinários.

Mas outros estão ocultos, o excesso de setups pode ser um deles, bem como o planejamento inadequado da produção e erros e falhas humanas nas etapas produtivas. Além disso, a logística e a gestão de estoque desproporcionais à sua demanda causam perdas materiais e imateriais o tempo inteiro.


Como reduzir as perdas na produção?


Indo de encontro aos problemas, vamos entender quais medidas podem ser adotadas para promover melhorias significativas na sua indústria de uma maneira simples: resolvendo-os. E, a seguir, vamos avaliar algumas delas!


Avalie a Cadeia Produtiva


Comece por orientar-se com base no fluxo de trabalho da sua indústria. Para tanto, avalie o processo como um todo, e encontre eventuais gargalos, situações problemáticas comuns e desafios que podem ser aliviados no cotidiano — o que, por consequência, ajuda a reduzir as perdas na produção.


Analise o Sequenciamento da Produção


Após avaliar o fluxo de trabalho, crie um sequenciamento objetivo, transparente e claro para que todos os funcionários entendam as suas responsabilidades, compreendam o tempo produtivo necessário para suprir a demanda e consigam desenvolver esse trabalho sem imprevistos.


A ideia é, basicamente: otimize a sua produção com menos etapas, e mais objetividade na linha de frente. E de maneira padronizada, o que confere mais controle e facilidade no trabalho rotineiro.


Torne a Produção Enxuta


Complementarmente ao último tópico, avalie maneiras de garantir a capacidade produtiva de acordo com a demanda. Evite sobrecarregar o estoque porque isso só gera prejuízos para o seu negócio.


Assim, para quem ainda deseja saber como reduzir as perdas na produção, crie um padronização de trabalho para que todos saibam, exatamente, o quanto produzir para atender à capacidade de sua indústria e garantir um trabalho linear e de fácil avaliação.


Avalie a Logística de Materiais


Boa maneira para se atentar a reduzir as perdas na produção: o processo logístico, algo que vai desde o armazenamento de matérias-primas ao transporte de suas soluções.


Para tanto, isso deve ser avaliado lá na primeira etapa, no diagnóstico de todo o fluxo de trabalho. Com base nisso, deve ser fácil identificar quais são os grandes prejuízos que ocorrem no dia a dia, permitindo uma tomada de decisão mais ágil e eficiente.


Invista em Tecnologias que Ajudem a Reduzir as Perdas na Produção


Por fim, é importante contar com as melhores ferramentas para agregar qualidade à gestão.

É o caso, por exemplo, do Easy Control, uma solução diversificada que oferece a automatização de apontamentos de produção e monitoramento de eficiência de máquinas.


Com isso, o gestor terá dados mais precisos e em tempo real para sua tomada de decisão.

Outra solução é o Easy Quality, ele complementa esse processo de reduzir as perdas na produção por meio de inspeções de qualidade e gestão de indicadores em tempo real. Algo que qualifica o monitoramento dos mais diversos indicadores gerenciais e de produção da sua empresa.


Quer saber mais a respeito de nossas soluções? Como investir na redução das perdas na produção? Basta entrar em contato com um de nossos especialistas!

25 visualizações

Comercial: (51) 2160-3929 | (51) 98550-8882

Suporte Técnico: (51) 98550-8882

  • Preto
  • Instagram
  • LinkedIn
  • YouTube