top of page
Buscar
  • Foto do escritorConteúdo_EasyPro

Cronoanálise Industrial: Foque em Resultados


Com a cronoanálise industrial, os processos da sua empresa são rigorosamente monitorados a partir da cronometragem do tempo. Isso ajuda a tornar as atividades mais efetivas, menos suscetíveis a erros e garante mais produtividade para o seu negócio.


Para você que ainda não conhece ou não experimentou essa técnica, siga com a leitura deste post! Nos tópicos abaixo, vamos explicar os motivos pelos quais você deveria confiar mais na cronoanálise industrial em sua empresa!


O que é Cronoanálise?


Primeiramente proposta por Frank Gilberth e Fredereick Taylor, a cronoanálise surgiu como uma resposta à necessidade de produzir mais e no menor tempo possível. Para isso, era importante descobrir as circunstâncias em torno de cada etapa do processo de produção.

Por meio dessa técnica, fica mais fácil calcular a média diária e mensurar a produtividade e também os fatores que dificultam o alcance desse número ideal no dia a dia.


Dessa maneira, a cronoanálise industrial é uma forma de controlar todo o fluxo de trabalho dentro do seu empreendimento.


Resultados Obtidos Através da Cronoanálise Industrial


Mapear o processo produtivo e identificar o tempo necessário para cada etapa é uma ação de grande valor para o seu negócio.


Obviamente o foco da cronoanálise, ou de qualquer metodologia implementada no processo produtivo, é o resultado final, o aumento da produtividade e da lucratividade para que os negócios permaneçam competitivos no mercado de atuação.


Com a definição de tempo padrão de operação, as empresas podem entender sua capacidade produtiva, identificar gargalos nas atividades, aprimorar procedimentos, reduzir custos e fadiga do trabalhador, quantificar a capacidade de mão de obra e ter um controle maior sobre os indicadores de produção.


Entenda alguns desses resultados:


Redução de Custos

É possível monitorar o seu trabalho e, com isso, avaliar o que funciona, o que pode ser melhorado e o que é supérfluo e dispensável no processo de trabalho.

Como resultado, você otimiza o trabalho dos seus funcionários, valoriza o tempo deles no exercício da profissão e reduz custos com prejuízos. E, consequentemente, obtém melhores resultados e lucratividade.


Mais Produtividade

Com base no que falamos acima, dá para entender o quanto a produtividade pode ser positiva como uma natural consequência da cronoanálise industrial. Afinal de contas, o mapeamento do trabalho faz com que você compreenda o quanto as suas equipes podem realizar de performance e garantir um bom desempenho.


Parâmetros de Comparação

Acompanhar a produtividade da sua empresa também abre um importante registro de atividades que podem servir de comparativo.


Por exemplo: os resultados de um mês podem servir como parâmetro de produção para os meses seguintes. O que permite novas projeções, identificação de problemas e a busca por metas cada vez mais ambiciosas.


Como fazer a Cronoanálise Industrial na sua Empresa?


Para integrar esse tipo de valor na rotina do seu negócio, confira abaixo como você pode implementar a cronoanálise industrial:

  • Comece pelo mapeamento de processos, sendo fundamental para compreender tudo aquilo que abrange o fluxo de trabalho;

  • Divida as tarefas e cada uma de suas etapas em intervalos que possam ser mensuráveis;

  • Cronometre o tempo investido em cada uma das atividades;

  • Avalie os gargalos produtivos, as oportunidades e as carências com base nos resultados;

  • Monitore os resultados de maneira gradual para entender o quanto a sua empresa está de acordo ou além do esperado.

Por onde Começar?


Para agregar a cronoanálise industrial, conte com o auxílio tecnológico de ponta a ponta proposto pelo sistema Easy Time! É uma solução idealizada para registrar as informações do fluxo produtivo — como o tempo gasto nas atividades — e valorizar os dados para apontar melhorias.


O nosso modelo de trabalho, inclusive, filma toda a operação. Algo que torna o mapeamento e o diagnóstico do trabalho ainda mais eficientes.



220 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page