top of page
Buscar
  • Foto do escritorConteúdo_EasyPro

Como Evitar o Retrabalho na Produção?




Sua indústria deve funcionar sem empecilhos na rotina produtiva. Gargalos produtivos são obstáculos que, se passados despercebidos, reduzem gradualmente a produtividade e acarretam custos. Como resultado direto disso, o retrabalho começa a aparecer. Mais custos, desperdícios… E as metas se tornam mais e mais distantes.


Por isso, é importante aprender não apenas a identificar os motivos para o retrabalho, mas entender como evitá-los na sua produção industrial — e veremos isso tudo nos tópicos abaixo. Confira!


O que é o retrabalho?


Resumidamente, o conceito está associado à repetição de uma tarefa ou atividade, e por conta da sua inadequação nas vezes anteriores.


Por exemplo: de cem unidades produzidas, em um turno na sua empresa, apenas dez delas estão dentro do padrão de qualidade. Então, além do prejuízo, os seus profissionais vão dedicar mais tempo para produzir novos itens para suprir o desfalque do turno anterior.


Quais são os impactos disso?


Quando sua empresa tem que retomar uma produção que já deveria ter sido finalizada, a empresa inteira sente o baque. E essas são as principais consequências:


  • Desperdício de tempo, já que o retrabalho duplica o período investido em uma produção;

  • Produtividade reduzida, pois os maquinários e colaboradores devem voltar à produção para recuperar as unidades perdidas;

  • Faturamento menor. Repetir a produção é improdutivo, ineficiente e envolto em prejuízos de toda espécie;

  • Perda de clientes também é uma consequência. Afinal, esses gargalos produtivos podem ocasionar o descumprimento de prazos — o que arranha a reputação com os seus consumidores;

  • Nível de excelência prejudicado, o que se reflete também na maneira geral como o mercado enxerga a sua empresa.


Com isso, você já deve ter percebido, portanto, que o retrabalho é uma atividade que não beneficia a ninguém. Ele pode impactar profundamente o crescimento e até mesmo a manutenção do seu negócio. Sem falar que pode fazer com que, gradualmente, as demissões tenham que ser realizadas para cobrir os gastos. E isso — em médio e longo prazo — transforma em ruínas as ambições para a sua indústria.


Como acabar com o retrabalho?


Planejamento é a palavra-chave para acabar com o retrabalho. Se todos os seus funcionários entenderem o papel deles, dentro do fluxo de trabalho, e tiverem um completo plano de ação para reduzir os imprevistos — e agilizar a tomada de decisão assertiva —, o retrabalho vai ser algo do passado.


Abaixo, reunimos algumas dicas pontuais para você implementar, ainda hoje, os primeiros passos para acabar com o retrabalho. São dicas simples e rápidas que podem ser implementadas no seu cotidiano e extinguir de vez o retrabalho.


  • Mapeie todo o seu fluxo produtivo. Isso tem como principal objetivo a integração de todas as áreas, em suas respectivas etapas do processo, para torná-lo mais objetivo, padronizado e eficiente;

  • Avalie os principais erros e dê início a um trabalho periódico de qualificação e treinamento dos seus recursos humanos;

  • Considere um planejamento de manutenção preventiva para os seus equipamentos. Além de evitar a baixa qualidade na produção, torna a sua rotina menos refém de imprevistos e paradas não planejadas para o maquinário — o que afeta, diretamente, a produtividade de sua indústria.

É imprescindível, também, o investimento em novas tecnologias. Aqui na EasyPro oferecemos soluções totalmente alinhadas com a Indústria 4.0. Easy Time, Easy Control, Easy Quality e Easy Check são ferramentas que podem ajudar muito na erradicação do retrabalho.


Com elas fica muito mais fácil identificar quais são os problemas do seu processo produtivo, dando subsídios para a melhoria constante no chão de fábrica.


509 visualizações0 comentário
bottom of page