Buscar
  • Contato EasyPro

Como a Cronoanálise pode aprimorar a produtividade industrial

A Cronoanálise foi criada no Século XIX, porém, foi com a Indústria 4.0, que esse conceito ganhou uma nova interpretação e se popularizou no setor industrial. Antes ela era feita através de cronômetros simples e pranchetas, hoje em dia é feita através de smartphones, tablets, aplicativos entre outros.


A Cronoanálise é uma ferramenta de gestão que analisa quanto tempo uma atividade leva para ser realizada e sempre é aplicada dentro do processo produtivo de uma empresa.


Ela tem sua origem nos trabalhos de Frederick Taylor e Frank Bunker Gilbreth. Taylor focou o estudo de tempo com a decomposição das operações em elementos e a avaliação do ritmo do trabalhador. Gilbreth estudou detalhadamente os movimentos, com o objetivo de otimizar as operações e apontar os movimentos mais simples que traziam melhor retorno.

Indispensável nas indústrias, a cronoanálise serve para fazer produzir mais em menos tempo. Com sua aplicação principalmente na linha de produção e na logística, ela pode ser aplicada em qualquer etapa do trabalho. É com a cronoanálise que se chega em resultados confiáveis sobre velocidade das tarefas e escolha dos movimentos corretos.


Benefícios da Cronoanálise:


Aprimoramento de Processos: é o principal motivador da Cronoanálise. Ao aprimorar processos, todos os outros itens são possíveis. O aprimoramento de processos deve ser contínuo em uma organização.


Redução de custos: entendendo o retorno real de cada máquina do processo, é possível economizar com aquelas que não estão sendo eficientes.


Mais Produtividade: ao otimizar processos, a Cronoanálise possibilita que mais pedidos sejam entregues. São diversas as melhorias visualizadas quando o processo é acompanhado com atenção.


Melhor Qualidade: na Cronoanálise a qualidade é prioridade. Fazer mais rápido não é sinônimo de fazer o melhor, por isso a preocupação em manter o padrão superior do produto final.


Remuneração mais justa: ao entender a real capacidade dos colaboradores, a empresa pode aplicar remunerações mais justas. Sabendo a real capacidade de produção, é possível ter uma base para o cálculo correto.

Indicadores Precisos: Determinando padrões no processo produtivo, a empresa vai ter sua régua para identificar problemas de forma mais veloz e trabalhar com metas e objetivos mais realistas.

Nós temos uma solução completa para melhoria de processos através da tomada de tempo das operações, o Easy Time. Com ele é possível cronometrar e filmar toda a operação. Tudo isso numa interface de fácil aprendizagem e utilização.


Entre em contato conosco!


8 visualizações0 comentário