Buscar
  • Conteúdo_EasyPro

Como a Cronoanálise pode Aprimorar a Produtividade Industrial

Atualizado: Fev 28



A criação da Cronoanálise remonta ao final do Século XIX. Mas é agora, em plena Indústria 4.0, que o conceito ganha nova roupagem e se populariza entre o setor industrial. Antes realizada com cronômetros simples e pranchetas, atualmente é aplicada com smartphones, tablets, aplicativos e softwares.


Mas o que é Cronoanálise?


Em linhas básicas podemos dizer que Cronoanálise é uma ferramenta de gestão que analisa quanto tempo uma atividade leva para ser realizada. Ela é sempre aplicada dentro do processo produtivo de uma empresa.


Ela tem sua origem nos trabalhos de Frederick Taylor e Frank Bunker Gilbreth. Taylor focou o estudo de tempo com a decomposição das operações em elementos e a avaliação do ritmo do trabalhador. Gilbreth estudou detalhadamente os movimentos, com o objetivo de otimizar as operações e apontar os movimentos mais simples que traziam melhor retorno.


Indispensável nas indústrias, a cronoanálise serve para fazer produzir mais em menos tempo. Com sua aplicação principalmente na linha de produção e na logística, ela pode ser aplicada em qualquer etapa do trabalho. É com a cronoanálise que se chega em resultados confiáveis sobre velocidade das tarefas e escolha dos movimentos corretos.


Benefícios da Cronoanálise


Aprimoramento de Processos

É o principal motivador da cronoanálise. Ao aprimorar processos todos os outros itens são possíveis. O aprimoramento de processos deve ser contínuo em uma organização.


Redução de Custos

Entendendo o retorno real de cada máquina do processo, é possível economizar com aquelas que não estão sendo eficientes.


Mais Produtividade

Ao otimizar processos, a cronoanálise possibilita que mais pedidos sejam entregues. São diversas as melhorias visualizadas quando o processo é acompanhado com atenção.


Melhor Qualidade

Na cronoanálise a qualidade é prioridade. Fazer mais rápido não é sinônimo de fazer o melhor, por isso a preocupação em manter o padrão superior do produto final.


Remuneração mais Justa

Ao entender a real capacidade dos colaboradores, a empresa pode aplicar remunerações mais justas. Sabendo a real capacidade de produção, é possível ter uma base para o cálculo correto.


Indicadores Precisos

Determinando padrões no processo produtivo, a empresa vai ter sua régua para identificar problemas de forma mais veloz e trabalhar com metas e objetivos mais realistas.


Riscos de Não Trabalhar com a Cronoanálise


Ao não aplicar a cronoanálise, a empresa fica a mercê de alguns riscos. Por exemplo, será difícil dimensionar corretamente a mão de obra; encontrar os gargalos de produção; saber as necessidades de seu estoque; atrasar entregas por não conhecer o lead-time do produto e gastar muito com replanejamento de lotes atrasados.


Aplicando a Cronoanálise na Indústria


Existem alguns passos que devem ser considerados na implementação da cronoanálise:


Mapear os Processos

Para aplicar a cronoanálise é necessário mapear todos os processos da indústria. Essa primeira etapa deve ser realizada com muita atenção, para não prejudicar o andamento da cronoanálise.


Definir a Operação para Medição

Depois de mapear os processos, é necessário definir em qual operação a cronoanálise será aplicada. O processo escolhido deve ser o mais importante da produção, e que seja padronizado.


Mensurar Tempo de Tarefas

Etapa onde alguém deve ser designado para mensurar o tempo gasto em cada atividade. De preferência, o profissional deve ser especializado em cronoanálise. Para a correta mensuração é preciso atentar que a operação medida não deve ser realizada com mais agilidade, e sim no seu ritmo normal.


Conferir Medições

A cronoanálise deve obter resultados confiáveis. Para isso as medições devem ser verificadas, para que variáveis não influenciem no final. É importante medir diversos ciclos e encontrar uma média do tempo real de execução.


Criar Novos Padrões

Depois de identificar gargalos, promover soluções e mensurar tempos, é necessário comunicar todos os colaboradores sobre os novos padrões. Implementar treinamentos e reuniões periódicas para que os novos padrões sejam incorporados é essencial. Somente assim todos estarão a par das novas regras.


Acompanhar Melhorias

Após a implementação, é importante fiscalizar se as mudanças estão sendo feitas no dia-a-dia. De nada adianta todo o trabalho de cronoanálise, se as melhorias não forem colocadas em prática.


Obviamente a cronoanálise é mais complexa do que o descrito no artigo. Mas através dele você conseguiu entender os principais passos e sua importância.


Gostaria de saber mais sobre o assunto?

Nós temos uma solução completa para melhoria de processos através da tomada de tempo das operações, o Easy Time. Com ele é possível cronometrar e filmar toda a operação. Tudo isso numa interface de fácil aprendizagem e utilização.


Entre em contato conosco!

11 visualizações

Comercial: (51) 2160-3929 | (51) 98550-8882

Suporte Técnico: (51) 98550-8882

  • Preto
  • Instagram
  • LinkedIn
  • YouTube