Empresas do mundo inteiro quebram a cabeça para melhorar os resultados a partir de índices específicos, como o desperdício e as perdas durante os processos produtivos. Ou seja: ao melhorar o controle de prevenção de perdas, a produtividade, o desempenho e o faturamento são maiores gradualmente.
E o checklist pode ser a ferramenta ideal para isso, sabia?
Neste post, vamos falar sobre a participação ativa e produtiva desse item de checagem e controle para o seu negócio, melhorando qualitativamente o trabalho de prevenção de perdas. Confira, aqui!
Qual é a Importância da Prevenção de Perdas na Empresa?
Você já deve ter feito um trabalho de prevenção de perdas tendo como base ao menos um dos índices abaixo. Veja quais são:
Desperdício de matéria-prima;
Erros na linha de trabalho;
Falta de itens padronizados;
Produtividade abaixo do previsto e esperado.
Isso tudo, quando devidamente monitorado, ajuda a apontar um problema na empresa e, especialmente, a solucioná-los com agilidade e precisão.
Como o Checklist pode Ajudar na Prevenção de Perdas?
Por meio de etapas bem definidas e apontadas no checklist, a sua equipe saberá, exatamente, como proceder em cada caso. Isso inclui os processos produtivos que têm causado perdas na empresa.
Ao cumprir cada uma dessas etapas, seus profissionais conseguem trabalhar de maneira mais precisa e padronizada, minimizando imprevistos. Isso pode agregar, inclusive, mais produtividade e resultados positivos.
Veja também: 10 passos para montar o checklist ideal
Veja como você pode montar o seu checklist para a prevenção de perdas, então!
Defina o que será Checado
Mapeie o processo que vai ser trabalhado por meio do checklist. Isso vai servir para que o procedimento seja detalhado, passo a passo, de maneira que a prevenção de perdas ocorra naturalmente a partir dos próximos trabalhos em conformidade com as etapas do checklist.
Faça Perguntas Objetivas e Livres de Interpretações Dúbias
Objetividade é a alma de um checklist. Tenha objetividade, precisão e clareza nas informações. Isso tudo vai servir para que os seus colaboradores sigam cada etapa presente no checklist sem risco de erros ou dúvidas.
Consequentemente, a prevenção de perdas vai ocorrer facilmente. E isso vai se traduzir em melhores resultados para o seu negócio, sem dúvidas.
Lembre-se, apenas, que o checklist é uma ferramenta de fácil elaboração, personalização e implementação.
E se você está em busca de um sistema que ajude nesse processo e garanta um reforço de qualidade na prevenção de perdas do seu negócio, temos a solução perfeita para você!
Veja como pode ser ainda mais fácil conferir os processos da sua empresa e ter um controle de prevenção de perdas eficaz com a nossa ajuda. Para isso,entre em contato com um de nossos especialistas e conheça o Easy Check.
Comments