Buscar
  • Conteúdo_EasyPro

Checklist e Inspeções de Segurança



As inspeções de segurança permitem que a sua gestão e os seus colaboradores evitem situações potencialmente perigosas. Além disso, elas ajudam a tornar a rotina mais produtiva, eficiente e segura.


Esse modelo de negócio, contudo, pode ser ainda mais prático e eficaz com o auxílio de ferramentas tecnológicas, como o checklist. Elaborar um checklist é a melhor forma de garantir que todos os requisitos sejam cumpridos.


Para isso, preparamos um post inteiramente dedicado à importância das inspeções de segurança e o quanto o checklist pode contribuir com essa atividade. Boa leitura!


O que são Inspeções de Segurança?


Esse tipo de trabalho tem que fazer parte de qualquer empresa e envolve, basicamente, qualquer equipamento ou etapa do fluxo de trabalho.


Com isso, reduz-se problemas relacionados ao risco de acidentes ou mesmo de funcionamento inadequado do maquinário.


Existem Diferentes Tipos de Inspeções de Segurança?


Sim, as inspeções de segurança podem focar em diferentes perspectivas e necessidades de cada empresa, podendo ser enquadradas da seguinte maneira:

  • Inspeções gerais: que passam por todos os setores, gradualmente, a fim de verificar processos adequados a todos;

  • Inspeções de rotina: são aquelas regulares que tendem a focar em atividades, equipamentos ou processos e métodos de trabalho;

  • Inspeção oficial: que é realizada por meio de um órgão externo. Auditorias podem se enquadrar aqui;

  • Inspeções periódicas: são aquelas pensadas para detectar condições ideais de uso de equipamentos e maquinários, podendo até mesmo planejar manutenções preventivas para evitar problemas nos acessórios e na rotina produtiva;

  • Inspeções especiais: aquelas pensadas para identificar riscos presumíveis.

Alguns exemplos de checklists presentes no cotidiano de empresas: checklist para uso de EPI, checklist para segurança de laboratórios, checklist de extintores de incêndio, checklist de acompanhamento de processo, checklist de ferramentas, checklist de maquinário e tantos outros.


Ou seja: se você fizer mais de um tipo de inspeção de segurança na sua empresa, é importante contar com uma ferramenta que seja adaptável e facilmente implementada.




Além da Segurança de Pessoal


A importância das inspeções vai além da segurança dos trabalhadores, seu principal objetivo. Inspeções de segurança garantem também a identificação preventiva de problemas no maquinário. Uma inspeção de máquinas deve levar em conta freios, luzes, alarmes, abastecimento de energia e todo item que for vital para seu correto funcionamento.


Esse tipo de ação é essencial para que a produção não seja parada e para que erros sejam minimizados.


Como o Checklist pode Auxiliar nas Inspeções de Segurança?


Vale destacar o quanto o checklist é uma ferramenta poderosa para auxiliar no passo a passo de qualquer atividade ou — pensando neste caso, exclusivamente — inspeções de segurança.



Veja também: como montar um checklist ideal


Com esse item de monitoramento e checagem em mãos, e claro, conhecendo antecipadamente o que é necessário em vistorias e inspeções de segurança, o responsável pela inspeção vai colocar todas as etapas necessárias no checklist.


Dessa maneira, basta seguir cada item da lista para fazer uma verificação rápida e, acima de tudo, imune a erros e imprevistos, como o esquecimento de um detalhe importante para a análise.


Outro ponto interessante é que o checklist, uma vez feito, não precisa ser refeito. Apenas ajustado diante de qualquer necessidade. Aí entra o grande valor em tê-lo por perto e realizar tarefas periódicas e que pouco mudam ao longo do tempo, como as inspeções de segurança. Mas lembre-se, um checklist para ser eficiente precisa ser executado constantemente. Um checklist bem elaborado e subutilizado não vai auxiliar em nada nos processos de segurança de uma empresa.


Se você quer saber um pouco mais sobre as inspeções de segurança e o efeito positivo do checklist nesse processo, entre em contato e fale com um de nossos especialistas!

21 visualizações0 comentário