top of page
Buscar
  • Foto do escritorConteúdo_EasyPro

Checklist para Auditoria de Processos



Com uma auditoria de processos, a sua empresa pode se alinhar às melhores práticas do mercado e, também, alinhar-se às exigências de órgãos regulatórios.


Para tanto, esse tipo de atividade necessita de boa dose de controle e monitoramento. É por isso que vamos falar com você, ao longo deste artigo, a respeito da importância do checklist, mais especificamente de um software de checklist. Uma ferramenta essencial para auditorias em geral, mas também para outras atividades.


Como resultado, esse tipo de estratégia tem tudo para qualificar ainda mais o trabalho de auditoria de processos. Vamos ver de quais maneiras? Siga com esta leitura!


A Importância da Auditoria de Processos

Esse tipo de atividade ajuda a avaliar a performance da sua empresa. A auditoria de processos verifica, passo a passo, o que está acontecendo na organização.


Um ponto muito importante na auditoria de processos é a escolha das perguntas que você vai responder com o checklist. Afinal, não adianta ter a melhor ferramenta e não fazer um bom planejamento da auditoria. É preciso se perguntar quais áreas do processo serão auditadas e o que a auditoria pretende cobrir, para então formular questões que englobam segurança, materiais, postos de trabalho, movimentações, documento dos processos e registro de problemas, por exemplo.


Como resultado da auditoria, fica fácil identificar problemas e também oportunidades de desenvolvimento. Algo que pode ser percebido por meio de uma rápida análise nas etapas que compreendem essa atividade:

  • Planejamento para saber o que vai ser monitorado e quais são os parâmetros de comparação, bem como as informações que serão levantadas;

  • Mapeamento de todo o processo de trabalho para tornar o trabalho mais objetivo e preciso;

  • Acompanhamento e, em seguida, avaliação dos resultados para saber se todos seguiram os padrões exigidos e se os resultados projetados foram, de fato, alcançados — assim como a identificação de eventuais problemas na conquista desses resultados;

  • Apontamento de um plano de ação com as melhorias observadas para qualificar o processo de trabalho estudado.

Como um auxílio para cada uma dessas etapas, o checklist se torna o diferencial.


Os Benefícios em Usar o Checklist na Auditoria de Processos

Para cada um dos itens acima descritos, o checklist pode ser uma ferramenta fundamental para o seu trabalho. Afinal de contas, ele serve como um instrumento de acompanhamento para que tudo seja devidamente realizado, sem pular etapas, e de maneira objetiva.


Como resultado, ao ter o fluxo de trabalho mapeado e saber o que vai ser diagnosticado na auditoria de processos, o checklist serve para que o monitoramento ocorra passo a passo, sem que nada passe despercebido pela sua análise.


A EasyPro, inclusive, tem uma solução completa para o seu negócio. Por ser uma ferramenta versátil, você pode montar diversos tipos de checklists para a auditoria e também para outras atividades que visam o aumento de produtividade e também a redução de custos, a prevenção de perdas e qualquer tipo de desperdício no processo de trabalho dentro da sua empresa.


O Easy Check pode ser utilizado em tablets e smartphones, é de fácil customização e faz registro com fotos de cada ponto de inspeção.


Para saber mais a respeito, entre em contato conosco! Nossos especialistas podem destacar outras vantagens no uso do Easy Check — tanto para qualificar a auditoria de processos como para melhorar gradualmente o fluxo de trabalho em outras frentes.

475 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page