top of page
Buscar
  • Foto do escritorConteúdo_EasyPro

Checagem e a Certeza de estar Tudo Sob Controle



Hoje em dia, fábricas inteligentes trabalham com projeções e dados que embasam novas decisões, deixando cada vez menos espaço para o uso de palpites à base de intuições. Não à toa, métodos e técnicas têm uma etapa em comum entre elas: a checagem.


Isso significa que o monitoramento das ações implementadas é fundamental, tanto para a compreensão dos resultados obtidos, quanto para a comparação desses resultados com o que foi projetado ao longo do planejamento.


Quer entender como a checagem funciona na prática? Siga com a leitura!


O que é Checagem?


O termo remete, literalmente, ao ato de verificar e manter conferência de alguma coisa. No caso, aqui, estamos falando de processos e métodos de trabalho em sua rotina.


Com a checagem, fica mais fácil diagnosticar a eficácia projetada para uma mudança no processo de trabalho, por exemplo. É, basicamente, um monitoramento para certificar-se de que os resultados planejados serão obtidos ou mesmo se ficarão acima ou abaixo do esperado.


Qual é a Relação da Checagem com o Método PDCA?


A terceira etapa do método PDCA (do inglês check) consiste na validação das fases anteriores do processo — que são plan e do. Portanto, o momento de avaliar se os objetivos estipulados estão sendo devidamente conquistados conforme o estudo e a execução das ações.


Então, é a partir da parte de checagem que temos uma visão clara do planejamento. Caso os resultados estejam aquém ao esperado, novas ações podem ser pensadas ou mesmo ajustadas conforme projetaram as métricas até o momento.


Tudo porque a última letra do PDCA é relativa à ação (action). Depois da checagem, novas abordagens, estratégias e resoluções vão ganhar forma, dando início a um novo ciclo do PDCA.


Assim, é fácil dizer que cada fase tem a sua fundamental importância, mas é com a checagem que serão definidos os próximos passos, dando início ao ciclo novamente.


Como Executar a Checagem na sua Empresa?


Hoje em dia, o software de checklist tem se consolidado como a melhor ferramenta para realizar a checagem, pois você elimina formulários de papel, otimiza tempo na coleta de dados e armazena as informações de forma segura e prática.


Por meio dele você cria uma listagem de verificação de todas as etapas previstas, garantindo conformidade com o planejamento e o plano de ações.


E com isso fica mais fácil não apenas trabalhar dentro dos limites dos planos desenhados, internamente, mas também fica muito mais otimizado o trabalho individual e coletivo dos seus profissionais. Afinal, todos estarão cientes das suas responsabilidades e o checklist vai contribuir para que eles realizem todas as suas atividades, em ordem, garantindo mais aproximação com os resultados esperados.


Softwares de checagem podem ser personalizados de acordo com as suas necessidades, oferecendo elevado grau de alinhamento aos seus objetivos, necessidades e características. E, o melhor: de maneira integrada e com diversos recursos de automatização, evitando os erros e gargalos causados pelo preenchimento manual e também por erros humanos.


O Easy Check, por exemplo, é um checklist completo, ele possibilita a realização de imagens a cada ponto de inspeção e tem um alto nível de customização, podendo ser parametrizado de acordo com os processos da organização de qualquer área, da Indústria ao Varejo, do Transporte ao Turismo.

__

Para saber mais sobre o Easy Check e como um software de checagem pode auxiliar nos seus processos,entre em contato e fale hoje mesmo com um de nossos especialistas!

42 visualizações0 comentário
bottom of page