top of page
Buscar
  • Foto do escritorConteúdo_EasyPro

Chão de Fábrica: Gestão e Otimização



Para que a sua gestão seja pautada por segurança, controle e produtividade — o que se traduz em menos riscos e imprevistos —, o chão de fábrica tem que ser continuamente monitorado.


Afinal de contas, esse é o coração de qualquer indústria. Onde as suas soluções são desenvolvidas com o máximo de eficiência e alinhadas com os seus rigorosos níveis de excelência e de qualidade.


Confira, conosco, quais são os benefícios em trabalhar estrategicamente para a otimização do chão de fábrica e, assim, qualificar a sua gestão!


Boa leitura!


Qual é a importância do chão de fábrica?


Nem sempre a solução para melhorar a produção e capacidade produtiva de sua indústria, se resume à contratação de novos equipamentos e recursos humanos.


Por vezes, um trabalho de otimização do chão de fábrica pode ser ainda mais funcional. Especialmente, se você não cuida dessa área de maneira estratégica.


Afinal, o monitoramento de suas ações pode contribuir com o diagnóstico de problemas e oportunidades. Seguem alguns exemplos do que esse tipo de avaliação pode trazer para o seu dia a dia:


  • Melhorias na capacidade produtiva;

  • Redução de custos e de perdas;

  • Rápido diagnóstico de gargalos produtivos;

  • Motivação da equipe, com melhores condições de trabalho;

  • Maior crescimento da empresa.


A questão-chave é: como lidar com a gestão do chão de fábrica?


Como Elaborar e Gerir o Chão de Fábrica?


Existem algumas etapas que podem ser cumpridas a fim de melhorar o seu planejamento e, especialmente, a execução do trabalho no dia a dia de sua indústria.


Para isso, atente-se, inicialmente, no processo de seleção e recrutamento de colaboradores. Afinal, é importante que você vá além das informações no currículo e passe a identificar perfis profissionais alinhados às suas necessidades, objetivos e também aos pilares institucionais da empresa.


Quanto mais próximo os candidatos estiverem de suas expectativas comportamentais e técnicas, mais assertiva será a contratação e, por consequência, a sua gestão do chão de fábrica.


Em seguida, o planejamento de sua rotina deve ser pensado em detalhes. Para tanto, o diálogo aberto e transparente com os funcionários do chão de fábrica é elementar. São eles que podem apontar, por experiência própria, os desafios enfrentados para cumprir as metas diárias e, com isso, melhorar o ambiente de trabalho continuamente.


Bom destacar, também, a relevância do monitoramento para a sua gestão. Isso porque, as metas e objetivos devem ser acompanhados para que os índices apontem o quanto o maquinário e os profissionais estão lidando com as expectativas.


Caso algo esteja abaixo, a tomada de decisão deve ser veloz para melhorá-los. Daí a importância do monitoramento.


Como acompanhar o trabalho do chão de fábrica de perto?


Atualmente, dispomos de tecnologias capazes de tornar esse trabalho muito mais assertivo, rápido e producente para toda a organização. Sistemas de gestão integram informações, automatizam processos e ajudam a criar uma perspectiva mais ampla e completa de todo o processo produtivo. Entre as vantagens disso estão os seguintes diferenciais:


  • Avaliação dos recursos mais ociosos e sobrecarregados, no dia a dia;

  • Planejamento de todo o fluxo de produção;

  • Monitoramento de índices com base na integração de dados e no acompanhamento, em tempo real, da produtividade dos seus equipamentos;

  • Análise de diversos índices para o crescimento da empresa e a assertividade na tomada de decisão.


E você sabe, aqui na EasyPro trabalhamos com soluções inovadoras em eficiência, qualidade e produtividade. Para saber mais a respeito das nossas tecnologias, entre em contato conosco!

241 visualizações0 comentário
bottom of page